Levante Ideias - Petroleo

Queda no petróleo afeta Petrobras (PETR3/PETR4)

O petróleo do tipo Brent, que é referência para a Petrobrás, sofreu mais uma derrocada nos seus preços de negociação no mercado internacional na terça-feira (21). O movimento é uma continuação do ocorrido na segunda-feira, quando os contratos futuros de petróleo do tipo WTI para maio, com vencimento em 21 de abril, chegaram a operar com preços negativos nos Estados Unidos.

Dessa forma, os contratos para o próximo vencimento – endereçados para o mês de junho, fecharam abaixo dos 20 dólares por barril, o que indica um recorde negativo dos últimos 18 anos.

Mesmo com o acordo firmado no dia 12 de abril entre os Estados Unidos e os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo mais a Rússia (OPEP+), para que fossem realizados cortes no nível de produção vigente, a sua magnitude não parece ter sido suficiente para fazer frente à queda na demanda pela commodity por conta da redução no nível da atividade produtiva global. 

A notícia é negativa para a Petrobras (PETR3/PETR4) e esperamos impacto negativo no preço das suas ações no curto prazo. Na terça-feira, enquanto o mercado local seguia fechado devido ao feriado de Tiradentes, os American Depositary Receipts (ADR) da Petrobras negociados nas bolsas dos Estados Unidos recuaram até 3,5 por cento. Contudo, o melhor humor dos mercados internacionais na manhã desta quarta-feira pode aliviar o desempenho das ações ao longo da sessão.

Após um “alívio” no preço do petróleo com o acordo de cortes na produção no início de abril, a petroleira brasileira se vê novamente pressionada com a desvalorização da commodity. Ao longo de março, ela anunciou diversas medidas para enfrentamento da crise, como a suspensão dos dividendos programados para o ano, redução no nível de produção, captação de empréstimos para melhor gestão do capital de giro e corte dos investimentos (Capex).

Além das perdas para a empresa, pesa também o seu importante papel no lado das contas públicas. Com a queda do seu resultado operacional. o montante pago em royalties e impostos cairá vertiginosamente, reduzindo a arrecadação da união e dos estados.

O principal catalisador das ações da Petrobras no momento é a curva de contágio do coronavírus pelo mundo, posto que é a partir dela que sairão as respectivas medidas de afrouxamento das políticas de isolamento social e a volta gradual da economia, com volta da demanda por combustíveis e petróleo.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Petrobras (PETR3/PETR4) – Descoberta de novo óleo no pré-sal

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.