petrobras

Petrobras (PETR3/PETR4) – Descoberta de novo óleo no pré-sal

Petrobras (PETR3/PETR4) – Descoberta de novo óleo no pré-sal

A Petrobras (PETR3/PETR4) informou nesta quinta-feira (2), via fato relevante, que identificou a presença de óleo em poço pioneiro do bloco Uirapuru, localizado no pré-sal da Bacia de Santos.

O poço pioneiro está localizado a cerca de 200 quilômetros da costa da cidade de Santos (SP), em profundidade de 1.995 metros. A empresa informou que os dados do poço serão analisados para melhor direcionar as atividades exploratórias na área e avaliar o potencial da descoberta.

O bloco Uirapuru foi adquirido em junho de 2018 e encontra-se sob regime de partilha de produção. A Petrobras é operadora do bloco e detém 30 por cento de participação, em parceria com a americana ExxonMobil (28 por cento), a norueguesa Equinor (28 por cento) e a portuguesa Petrogal (14 por cento).

Na quinta-feira (2), com apenas dois tuítes, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, movimentou completamente o mercado, fazendo com que o preço do petróleo tipo Brent disparasse mais de 20 por cento aos 32 dólares por barril. Nos tuítes, Trump falou sobre possíveis cortes maciços na produção de petróleo e um possível acordo entre os maiores produtores Rússia e Arábia Saudita.

Diante do passado recente da companhia, o mercado deve optar pela cautela ao aguardar por novas análises antes de precificar a descoberta de petróleo nas reservas da Petrobras.

Acreditamos que a notícia é positiva para a Petrobras e esperamos impacto positivo nas ações da Petrobras (PETR3/PETR4) no curto prazo, pois os preços do petróleo estão em alta de 9 por cento nesta manhã. Entretanto, a valorização de 8,5 por cento nas ações na quinta-feira (2) limita o potencial de alta no curto prazo.

Trump apontou que, após falar com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita (que teria falado com a Rússia), esperava um corte na produção diária de 10 milhões de barris, posteriormente elevando o número para 15 milhões de barris diários. Os sauditas e os russos não confirmaram a informação.

Entretanto, em uma entrevista ao vivo pela internet ontem, o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco disse, mais uma vez, que espera que o preço do petróleo permaneça baixo por um tempo diante do desabamento da demanda no mundo todo. Durante a entrevista, Castello Branco disse que seu foco é reduzir custos, e que isso ajuda na hora de superar crises. Segundo ele, se uma empresa de commodities tem custo baixo, ela sobreviverá.

Já se preparando para esta nova realidade do preço do petróleo, a Petrobras já havia anunciado um pacote de medidas na semana passada que incluía um corte de produção de 100 mil barris diários até o fim de março e um corte de 29 por cento nos investimentos em 2020.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Petrobras (PETR3/PETR4) – Pagamento do leilão do pré-sal e venda de ativos

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Artigos

Resultados do 2T20 da CVC

A CVC (CVCB3) apresentou nesta segunda-feira (20), após o fechamento do mercado e com atraso, seus resultados do segundo trimestre de 2020. Como era de

Read More »
Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte I

No Comentário de nº 9 da Instituição Fiscal Independente, “Considerações sobre o teto de gastos da União”, Felipe Salto, Daniel Couri e Josué Pellegrini recortam

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel