Levante Ideias - Análise de dados

Marfrig (MRFG3): Saída do BNDES e encerramento de um ciclo – 09/12

Marfrig (MRFG3): Saída do BNDES e encerramento de um ciclo

A Marfrig (MRFG3) confirmou na sexta-feira (6) a realização de uma oferta subsequente de ações (“follow on”). A operação deve movimentar 3,3 bilhões de reais e será composta de oferta primária (novas ações), quando o dinheiro vai para o caixa da companhia, e de oferta secundária (ações já existentes), quando algum dos sócios coloca parte ou todas as suas ações à venda.

O sócio em questão é a BNDESPar, empresa de participações do BNDES, que deve vender todas as ações que possui na companhia. São 209 milhões de ações, equivalentes a 33,7 por cento do capital da Marfrig. Pelo fechamento da sexta-feira (6), essa participação valia 2,37 bilhões de reais.

As 90 milhões de ações da oferta primária devem trazer ao caixa da Marfrig 986 milhões de reais líquidos de comissões e custos da oferta.

Por lei, os acionistas atuais da Marfrig terão direito de prioridade para integralizar novas ações e evitar, assim, diluições em suas participações. Para cada ação possuída, o acionista terá direito de integralizar 0,145007 ação. Os controladores, que detêm 38,9 por cento do capital, vão exercer seus direitos e integralizar as novas ações.

Os acionistas têm desta segunda-feira (9) até a sexta-feira (13) para comunicarem suas corretoras que desejam exercer seus direitos e integralizar as ações. A dificuldade no momento é saber o valor exato que deverão reservar para o pagamento das novas ações, já que o preço delas será fixado apenas no dia 17 de dezembro.

E Eu Com Isso?

Com a saída, o BNDES encerra os investimentos na Marfrig iniciados em 2007. Com o que já recebeu de juros de debêntures, que depois foram convertidas em ações, e com o lucro da venda das ações, a BNDESPar deve ter um resultado positivo de 800 milhões de reais.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.