score de crédito

Como o Score de Crédito influencia no seu financiamento?

Não é todo mundo que consegue entender como o Score de Crédito influencia na busca por melhores condições de pagamento e menores taxas de juros

*Texto escrito pela Equipe CrediGO, responsável pelo aplicativo de gerenciamento de contas e cartões de crédito. A proposta do app é ajudar os brasileiros a ter o controle das finanças em uma única tela. Para fazer o download do aplicativo, clique no link e comece a usar agora!

Como o Score de Crédito influencia no seu financiamento?

Em busca de um financiamento para o carro ou a casa própria? Milhares de brasileiros diariamente se veem nesta situação, mas nem sempre conseguem entender como o Score de Crédito influencia na busca por melhores condições de pagamento e menores taxas de juros.

E como o próprio nome já explica, o Score de Crédito é uma pontuação que as instituições financeiras utilizam para avaliar o nível de pontualidade dos pagamentos. A intenção é medir qual é a chance de a pessoa dar um calote. Isso significa que antes de te emprestar dinheiro, as empresas vão avaliar o quão confiável você é na hora de pagar as contas em dia.

Dessa forma, as empresas conseguem ter uma visão geral sobre os hábitos de cada pessoa e se é possível dar ou não crédito para quem está em busca de financiamentos.

Ok que a explicação por si só é simples, mas, é preciso fazer um alerta: saber apenas a definição dos termos não é o suficiente. É preciso que você entenda bem como essas três palavras podem mudar sua vida – para o bem ou para o mal.

Como é calculado o Score de Crédito?

Essa pontuação de crédito é calculada pelos birôs de acordo com algumas informações do histórico financeiro do consumidor, como compras realizadas, parcelamentos, valores, datas de pagamento e atrasos.

O Score de Crédito varia de zero a 1.000, sendo que quanto menor for a sua pontuação, maior é a chance de você não pagar as suas contas em dia. E o inverso também é verdadeiro: quanto maior a sua nota, mais você costuma pagar as contas sem atrasos.

Para realizar o cálculo, são analisados alguns itens, como:

   – idade;

   – renda;

   – estado civil;     

   – registros no SPC e Serasa;

E a pontuação do score tem três diferentes níveis:

  • até 400 pontos: alto risco de inadimplência
  • entre 400 e 750: risco médio de inadimplência
  • acima de 751: risco baixo

Vale ressaltar que cada birô tem sua própria metodologia de análise de risco. Assim, é comum que existam pequenas variações nas notas que cada empresa calcula.

Como o Score de Crédito influencia nos meus financiamentos?

Assim como nas demais modalidades de crédito, como cartões e empréstimos, no caso dos financiamentos de veículos e casas, o Score de Crédito é apenas um dos elementos analisados.

Mas é preciso fazer uma ressalva:

  • não existe uma pontuação específica de Score que seja garantia de aprovação em financiamentos. O que pode te ajudar a conseguir condições de pagamento melhores e taxas de juros menores é ter um bom Score (acima de 700). Entretanto, como cada instituição tem seus próprios métodos de avaliação, esses números podem variar – e muito.

Atrasar pagamentos e ter dívidas no CPF é um sinal ruim para quem precisa financiar algum bem. Por isso, são hábitos que devem ser combatidos a todo custo.

Acompanhar e sempre melhorar o seu Score de Crédito é fundamental para que você consiga se beneficiar das facilidades da liberação de crédito bom e rápido.

Mas isso não significa que se você tem um Score baixo, necessariamente vai ter o financiamento negado. Como já falamos, cada instituição financeira consulta diversos tipos de informação a seu respeito. Somente depois disso, ela vai decidir por conceder ou não o crédito. Portanto, não é impossível conseguir financiamentos se sua nota é baixa.

Como faço para conhecer o meu Score de Crédito?

Depois dessas informações todas, você deve estar curioso sobre qual é o seu Score. Então, chegou a hora de saber se você vai poder fazer aquele financiamento que tanto deseja para o seu carro ou casa própria.

Para fazer a consulta do Score, o primeiro passo é baixar o app da CrediGO neste link. Depois disso, é preciso preencher alguns dados importantes. Nada demais. Serão necessários Nome Completo, CPF, nome da mãe (como consta no RG), data de nascimento e outros.

Após preencher as informações solicitadas, a CrediGO e a ProScore (o nosso birô parceiro) fazem a análise dos dados e em alguns minutos você já fica sabendo qual é o seu Score de Crédito.O que você está esperando para conhecer a sua nota na CrediGO? Depois que você já conheceu sua nota e leu este texto sobre como o Score de Crédito influencia nos seus financiamentos, ficou mais fácil de entender o porquê das condições de pagamentos e juros que foram apresentadas para você.

Confira

Dicas práticas de como economizar dinheiro

Cartão de crédito sem anuidade é a melhor opção?

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

B3 B3SA3 Empresa EECI
E eu com isso

B3 (B3SA3): Resultado do 4T20

Nesta quinta-feira (4) após o fechamento do mercado a B3 divulgou seus resultados do último trimestre de 2020. O resultado veio forte e acima do

Read More »
CCR (CCRO3) - EECI
E eu com isso

CCR (CCRO3): Resultado do 4T20

A CCR (CCRO3) divulgou seus números referentes ao quarto trimestre de 2020 na noite de quinta-feira (03), após o fechamento do mercado. A companhia apresentou

Read More »
Jerome Powell
E eu com isso

As nuances do Federal Reserve

A sexta-feira se iniciou com um movimento de baixa nos principais mercados. O que desanimou os investidores foram as declarações de Jerome Powell, presidente do

Read More »
E eu com isso

Comissões da Câmara

Ainda sem acordo entre partidos, foi novamente adiada a instalação das comissões na Câmara dos Deputados. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deu até

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel