cartão de crédito

Cartão de crédito sem anuidade é a melhor opção?

Foi-se o tempo em que poucas pessoas utilizavam cartão de crédito para pagar as compras. Em um mundo conectado e com as pessoas cada vez mais interessadas em cuidar do próprio dinheiro e evitando ao máximo pagar taxas, o cartão de crédito sem anuidade vem ganhando mais e mais espaço.

Com o uso intensivo de aplicativos para toda e qualquer tipo de atividade, até mesmo o assunto finanças pessoais ganhou importância no dia a dia dos brasileiros. Isso porque as pessoas estão se conscientizando sobre seus gastos e a cada dia mais entendem melhor sobre taxas e impostos.

Hoje, o Brasil possui mais de 80 milhões de cartões de crédito ativos, mas muitos deles ainda cobram a famosa anuidade. Por isso, vamos explicar o que é essa taxa e se vale a pena ou não pagá-la.

O que é a tal anuidade do cartão e por que ela é cobrada?

A instituição financeira ao liberar o uso de um cartão para qualquer pessoa pode cobrar uma taxa anual para manutenção dos serviços. Segundo o Banco Central (BC), esse tipo de cobrança é permitido com condições: o cliente precisa estar de acordo e o valor pode ser pago à vista ou em parcelas.

Antes de solicitar um cartão sem anuidade, é preciso checar as informações sobre possíveis taxas extras e qual é o valor dos juros cobrados em caso de atraso no pagamento. Assim, você evita surpresas depois da contratação, já que esta é a modalidade crédito com os maiores juros do país.

Vale ressaltar que para muitas pessoas, esse valor de manutenção do cartão acaba sendo uma taxa sem nenhum tipo de retorno. Isso porque ela só é vantajosa se a operadora oferecer algo em troca, como participação em programas de fidelidade, seja de milhas ou pontos, por exemplo.

Caso você não use esse tipo de serviço ou simplesmente não queira participar, o cartão de crédito sem anuidade acaba sendo uma boa escolha.

Não sabe se você paga a taxa? Consulte sua fatura ou a instituição financeira diretamente e avalie se está sendo cobrado por isso e se há algum tipo de benefício por trás. Se a resposta for não, corra para negociar o cancelamento do valor ou até mesmo uma outra opção de cartão.

O valor cobrado por esse serviço acaba variando bastante de cartão para cartão porque depende da definição do emissor. Nem todo cartão Black, Gold ou outra categoria tem o mesmo valor de anuidade.

Isso quer dizer que existem centenas de opções e que nem todo cartão é igual, então a escolha do cartão ideal depende do seu perfil, renda e finalidade.

E com o avanço da tecnologia, as empresas puderam passar a oferecer cartão de crédito sem anuidade porque muitos deles não precisam bancar os custos de operação que os bancos geralmente cobram, como atendimento em agência, central de atendimento 24h por telefone e outros. Isso significa que estes tipos de serviços não são realizados de forma tradicional.

Existem alguns tipos diferentes de anuidade:

  • Convencional: com valor fixo pago à vista ou parcelado, sem surpresas.
  • Diferenciada: o valor é pago mensalmente, podendo ser dividido de 6 a 12 parcelas anuais.
  • Gratuita no primeiro ano: nada é cobrado nos 12 primeiros meses de uso do cartão.
  • Pague se usar: só é cobrada a anuidade no mês se você tiver algum gasto. Quando não fizer compras, nada será cobrado.
  • Cartões de loja (Private Label): varia de caso a caso. Cada emissora estabelece ou não a cobrança da anuidade.

Cartão de crédito sem anuidade vale a pena?

A resposta para a pergunta é simples: depende. Tudo vai depender de alguns fatores, principalmente o seu perfil de consumidor e os benefícios oferecidos pelos cartões que cobram a anuidade.

Geralmente, os cartões sem anuidade são de categorias bem básicas e sem muitas vantagens para o consumidor. Caso você não use nenhum tipo de programa de pontos ou milhagem, essa pode ser uma boa opção.

Para saber  qual é a melhor opção, responda a algumas questões:

  • Você usa muito a função crédito do seu cartão?
  • Vai mesmo usar os benefícios oferecidos por cartões com anuidade?
  • Precisa mesmo comprar algo na loja que oferece cartão com desconto na anuidade em caso de compra no local?
  • Vale ter um cartão com a primeira anuidade grátis se nos anos seguintes o valor for alto?

Coloque na balança as principais características que o cartão precisa ter e qual é o uso que você vai ter com ele.

Quais são os principais cartões sem anuidade?

Com o crescimento do número de fintechs no país, agora as opções de cartões sem anuidade são muitas, e incluem tanto os bancos tradicionais quanto os digitais.

Veja as opções que não cobram anuidade

Sem condições

– Cartão Nubank Internacional Mastercard

– Cartão Credicard Zero Internacional Mastercard

– Cartão pag! Internacional Mastercard

– Cartão Banco Inter Internacional Mastercard

– Cartão Digio Internacional Visa

– Cartão Neon Internacional Visa

– Cartão Hipercard

Com condições:

– Cartão Santander Free Mastercard

– Cartão Ourocard Internacional Visa

Sem anuidade por um período determinado:

– Cartão Banco Next Internacional Visa

– Cartão Banco Original Internacional Mastercard

– Cartão Trigg Internacional Visa

Com isso, o cartão de crédito sem anuidade é uma boa opção para quem paga anuidade sem ter nenhum tipo de benefício que justifique o valor cobrado. Avalie os fatores citados acima e tenha certeza que o cartão escolhido se encaixa no seu perfil e nos seus objetivos como consumidor, ok?

*Texto escrito pela Equipe CrediGO, responsável pelo aplicativo de gerenciamento de contas e cartões de crédito. A proposta do app é ajudar os brasileiros a ter o controle das finanças em uma única tela. Para fazer o download do aplicativo, clique no link e comece a usar agora!

Confira:

Você sabe qual é a rentabilidade da poupança? Saiba como calcular!

Entenda por que não é preciso ter medo de investir

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Votação
E eu com isso

Reforma eleitoral

Nesta quarta-feira (23), chega à Câmara dos Deputados uma das três frentes do projeto de reforma eleitoral, liderado pela deputada Margarete Coelho (PP-PI), que promove

Read More »
Levante Ideias - Selic
E eu com isso

A Selic ameaça a bolsa?

Está lá, em todos os livros-texto que tratam de investimentos. Juros e bolsa apresentam movimentos opostos. Quando os juros sobem, a atividade econômica desacelera. O

Read More »
Levante Ideias - 3R Petroleum
E eu com isso

Aquisição da 3R Petroleum

A 3R Petroleum (RRRP3) anunciou, na manhã desta terça-feira (22), a aquisição da Duna Energia, detentora e operadora dos campos de Ponta do Mel e

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel