Casal faz as contas

Quer investir em Letras Hipotecárias?

Há algumas semanas comentei sobre o Clube dos L´s (se você não entendeu, clique aqui para saber mais), mas a história não acabou por aí.

Hoje temos mais um capítulo que preferi deixar à parte para não criar tanta confusão em um primeiro momento. O assunto da vez são outras Letras: as Hipotecárias (LHs).

Investir em hipotecas

As LHs são como um tipo de emissão de crédito privado, mas aqui são emitidas por instituições financeiras que emprestam recursos para crédito relacionado a hipotecas. Ou seja, via de regra é um produto desenvolvido para fornecimento de crédito imobiliário.

Os emissores, portanto, podem ser bancos múltiplos com carteira de crédito imobiliário, companhias hipotecárias, associações de poupança e empréstimo e também sociedades de crédito imobiliário.

Por isso, os bancos emitem esses papéis como um sistema de captação para compor uma linha de crédito imobiliário, mediante juros pré ou pós-fixados.

Dessa forma, os investidores ainda contam com a garantia de créditos hipotecários além do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Quer vantagens?

Assim como as LCIs e LCAs, nesse investimento você também conta com a isenção do pagamento de Imposto de Renda.

Particularidades

As emissões privadas, como CDBs ou LCIs, não têm restrição quanto ao valor do título. Neste caso, porém, há alguns valores fixados.

As emissões devem ser a partir de múltiplos de R$ 1.000, mas costumam ser valores que partem da casa dos R$ 20 mil.

Além disso, contam com prazos de vencimento previamente definidos, de no mínimo seis meses até 24 meses.

Fora isso, cada banco ou instituição emissora tem as suas próprias particularidades. Por isso, as normas podem mudar quanto ao risco e a liquidez em cada operação.

Os ganhos

Os rendimentos podem ser diferentes daqueles que você costuma ver para títulos privados. Existem basicamente três remunerações diferentes:

1 – Pagamento de Taxa Referencial (TR) mais uma taxa de juros acordada no momento da compra

2 – Rendimento prefixado

3 – Remuneração atrelada a uma variação do CDI

Atualmente, a oferta das Letras Hipotecárias não está alta. Como alternativa, você pode investir de forma rentável, com segurança e pensando em prazos longos nos Fundos Imobiliários.

Quer saber mais sobre esses fundos? Ou ainda quais dos fundos imobiliários vale a pena investir hoje em dia em meio a tantas oportunidades?

Saiba mais neste E-book preparado pela equipe Levante sobre Fundos Imobiliários.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte II

Na primeira parte dessa dupla de textos, concentrei-me em elencar e dissertar acerca das principais regras fiscais em voga hoje no Brasil. Naquela ocasião, deixei

Read More »
Artigos

Política acima de tudo!

O mercado vive uma certa trégua em relação à volatilidade mais acentuada de algumas semanas atrás. Discussões importantes foram adiadas para depois das eleições. Quem

Read More »
tipos de ações da bolsa de valores
Artigos

Empresas preparam IPOs

Nas últimas semanas, o número de prospectos de IPO protocolados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aumentou em quase dez, com as companhias “aspirantes” ao

Read More »
Artigos

Resultados da WEG

A Weg (WEGE3) apresentou nesta quarta-feira (21), antes da abertura dos mercados, os seus resultados referentes ao 3T20. Os números vieram bons e acima das

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel