Há algumas semanas comentei sobre o Clube dos L´s (se você não entendeu, clique aqui para saber mais), mas a história não acabou por aí.
Hoje temos mais um capítulo que preferi deixar à parte para não criar tanta confusão em um primeiro momento. O assunto da vez são outras Letras: as Hipotecárias (LHs).
Investir em hipotecas
As LHs são como um tipo de emissão de crédito privado, mas aqui são emitidas por instituições financeiras que emprestam recursos para crédito relacionado a hipotecas. Ou seja, via de regra é um produto desenvolvido para fornecimento de crédito imobiliário.
Os emissores, portanto, podem ser bancos múltiplos com carteira de crédito imobiliário, companhias hipotecárias, associações de poupança e empréstimo e também sociedades de crédito imobiliário.
Por isso, os bancos emitem esses papéis como um sistema de captação para compor uma linha de crédito imobiliário, mediante juros pré ou pós-fixados.
Dessa forma, os investidores ainda contam com a garantia de créditos hipotecários além do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).
Quer vantagens?
Assim como as LCIs e LCAs, nesse investimento você também conta com a isenção do pagamento de Imposto de Renda.
Particularidades
As emissões privadas, como CDBs ou LCIs, não têm restrição quanto ao valor do título. Neste caso, porém, há alguns valores fixados.
As emissões devem ser a partir de múltiplos de R$ 1.000, mas costumam ser valores que partem da casa dos R$ 20 mil.
Além disso, contam com prazos de vencimento previamente definidos, de no mínimo seis meses até 24 meses.
Fora isso, cada banco ou instituição emissora tem as suas próprias particularidades. Por isso, as normas podem mudar quanto ao risco e a liquidez em cada operação.
Os ganhos
Os rendimentos podem ser diferentes daqueles que você costuma ver para títulos privados. Existem basicamente três remunerações diferentes:
1 – Pagamento de Taxa Referencial (TR) mais uma taxa de juros acordada no momento da compra
2 – Rendimento prefixado
3 – Remuneração atrelada a uma variação do CDI
Atualmente, a oferta das Letras Hipotecárias não está alta. Como alternativa, você pode investir de forma rentável, com segurança e pensando em prazos longos nos Fundos Imobiliários.
Quer saber mais sobre esses fundos? Ou ainda quais dos fundos imobiliários vale a pena investir hoje em dia em meio a tantas oportunidades?
Saiba mais neste E-book preparado pela equipe Levante sobre Fundos Imobiliários.