Muitas pessoas se perguntam se investir na poupança vale a pena. Por muitos anos, essa foi a principal aplicação financeira do brasileiro, mas atualmente existem várias opções para quem quer fazer o seu dinheiro render mais. Continue lendo para entender melhor sobre o assunto!
Poupança vale a pena?
Aproximadamente 67 milhões de brasileiros têm, pelo menos, R$ 100,00 aplicados na caderneta, mas será que a poupança vale a pena?
Esse é um tipo de investimento de renda fixa que tinha um rendimento de 6% ao ano quando foi criado, em 1861, pelo imperador Dom Pedro II. Mas, em 2021, as regras do jogo mudaram. Agora, o rendimento da poupança varia de acordo com a taxa básica de juros, a Selic:
- se a taxa Selic for superior a 8,5% ao ano, o rendimento da caderneta será de 0,5% ao mês mais a variação da taxa referencial (TR);
- quando a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 70% da taxa básica de juros, acrescido da TR.
E aí, com esse novo cálculo, a poupança vale a pena?
Mesmo com a alta da Selic, aplicações como a poupança não são tão atrativas assim para quem quer investir o seu dinheiro. Isso, porque o rendimento da caderneta está cada vez mais próximo da inflação.
Veja também o vídeo abaixo de um de nossos especialistas com quatro motivos para sair da poupança!
Aplicações financeiras que rendem mais que a poupança
A poupança é uma aplicação financeira bastante acessível. Geralmente, quem opta por ela é porque procura uma forma segura de guardar o seu dinheiro.
Contudo, existem outros investimentos tão práticos, de baixo risco e que rendem mais que a caderneta:
- Tesouro Selic: esse é um título público no qual você pode investir por meio do Tesouro Direto ─ uma plataforma do governo. Esse produto é mais rentável do que a poupança, pois o seu rendimento é 100% da Selic;
- Tesouro IPCA: a grande vantagem de investir nesse título é que o seu retorno financeiro é sempre acima da inflação;
- Certificado de Depósito Bancário (CDB): outra alternativa para a poupança é o CDB, pois ele também possui liquidez diária e a sua remuneração é atrelada à Selic.
Saiba mais sobre como você pode ter um retorno financeiro superior ao da poupança com a mesma segurança baixando o e-book Guia Prático do Tesouro Direto, da Levante Ideias!