Planejamento financeiro: Como começar 2019 com o pé direito?

Todo fim de ano é a mesma coisa: a gente sempre para e pensa no quanto o ano passou rápido e como queremos coisas novas para o ano que vem aí. E em 2018 não poderia ser diferente. O ano já está chegando ao fim e agora é a hora ideal para fazer o seu planejamento financeiro para começar 2019 com o pé direito.

BAIXE NOSSO MANUAL E COMECE AGORA A INVESTIR

Se você quer desenhar metas alcançáveis para o ano que se aproxima, fizemos uma lista de tarefas indispensáveis. Está na hora de fazer um planejamento financeiro organizado e pronto para ser colocado em prática. Vamos lá?

Organização é a chave para o planejamento financeiro

Um pilar importante para uma vida financeira saudável é saber como organizar bem as tarefas, principalmente aquelas ligadas às questões de dinheiro. E mais do que isso: é preciso sempre estar ciente do quanto temos de dinheiro, do quanto vamos gastar e do quanto vamos ganhar ao longo do ano.

Por esse motivo, tenha sempre um controle de receitas e despesas. Para isso, é importante que você detalhe tudo (tudo mesmo, até os centavos) em um aplicativo de celular ou planilha de Excel. Assim, você tem total noção de como está a sua saúde financeira e como você poderá planejar o ano de 2019.

Guarde para o pagamento das contas iniciais de todo ano

Todo começo de ano é sempre a mesma coisa: várias despesas obrigatórias estão concentradas no mesmo período e devem ser motivo de preocupação. As despesas vão desde o pagamento dos impostos anuais, como IPTU e IPVA, até as matrículas de escolas e faculdades e os materiais escolares.

Por esse motivo, JAMAIS gaste todo o dinheiro do fim de ano somente com presentes de Natal. Como os gastos de janeiro são essenciais para todas as famílias, você precisa se programar para ter na conta o dinheiro referente às contas.

Comece 2019 sem dívidas

Já falamos aqui algumas vezes, mas sempre é tempo de relembrar: é muito importante que você se planeje para primeiro de tudo não ter dívidas. Caso isso não seja possível, para poder quitar as prestações devidas será necessária uma renegociação dos valores. Pague primeiro sempre as dívidas mais caras (como o rotativo do cartão de crédito) e evite cair na cilada do cheque especial.

E outra dica importante: para não ter dívidas, você terá de adotar como mantra a prática de jamais gastar mais do que ganha, ok?

Trace metas e planeje-se para concretizá-las

Antes da chegada de 2019, a famosa lista de metas começa a tomar forma para muitas pessoas. Ela vai ser o seu guia para todo o ano que vem por aí, por isso você precisa se planejar para poder concretizar todos os desejos que quiser.

É fundamental que você tenha também disciplina para alcançar suas metas, então você precisa fazer uma análise das melhores práticas e considerar as ações que realmente levarão ao resultado esperado.

Sem um mínimo de organização e disciplina, seus desejos ficarão cada vez mais longe, por isso tenha em mente que será necessário muito foco em 2019.

LEIA AINDA: Cinco dicas para planejar a viagem
Cadê a cota que estava aqui?
O que fazer com o 13º?

Em todos os sentidos, o planejamento financeiro é uma ferramenta fundamental para controle das finanças, ainda mais para quem quer começar o ano de 2019 com o pé direito. Com seu dinheiro bem planejado para o ano, você terá muito mais tranquilidade para alcançar os seus objetivos. Aproveite e conte nos comentários o que você vai fazer para começar o novo ano bem.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Centro órfão | Política sem Aspas

A depender da abordagem utilizada, o universo da ciência política costuma dialogar fortemente com a ciência econômica, e vice-versa. Temas como análise de instituições e

Read More »
Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

Medida Provisória aprovada

Foi com um placar apertadíssimo, mas a Medida Provisória 1.031/21, que trata da desestatização da Eletrobras, foi aprovada no Senado Federal. Teve atraso na entrega

Read More »
Levante Ideias - Commodities
E eu com isso

Commodities em alta

A semana se encerra com os investidores refazendo as contas sobre o comportamento dos preços dos ativos físicos, especialmente as commodities. O que está em

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu
Fechar Painel