Levante Ideias - Análise dados no celular

Você sabe o que é economia comportamental? Vem conferir!

A economia comportamental é um conceito que utiliza um pouco de psicologia e muitos conceitos econômicos com a finalidade de entender o comportamento e os processos de decisão de consumo dos agentes econômicos.

Esse tema é tão importante que fez com que dois pesquisadores ganhassem o prêmio Nobel, como Richard Talher e Daniel Kahneman.

Neste, aprofundaremos um pouco mais o conceito dessa ferramenta e os impactos que ela causa na economia. Acompanhe!

Conceito de economia comportamental

Inicialmente, desconstruiremos o termo para chegar a um conceito claro. O comportamento, de forma resumida, é a forma como as pessoas reagem a estímulos que podem ser internos ou externos. Quando unimos essa palavra com a economia temos uma premissa que analisa a influência de fatores emocionais, culturais, cognitivos e psicológicos nas decisões econômicas de um indivíduo.

Nesse sentido, a economia comportamental cria uma espécie de contraponto à linha tradicional que sugere a racionalidade dos agentes econômicos, como empresas, profissionais da área e o governo, por exemplo, acrescentando alguns fatores cognitivos e emocionais na tomada de decisões econômicas.

Não existe um consenso exato sobre quando esse conceito surgiu. No entanto, tudo aponta que ele passou a ser proferido após o trabalho do economista e filósofo Adam Smith, em seu livro “A Riqueza das Nações”.

Importância desse conceito para a economia

Esse conceito é amplamente utilizado por diversos setores da economia, como na área de marketing das empresas. Elas utilizam esse conceito para inserir na mente dos consumidores a necessidade por algum produto ou serviço, tendo em vista que a economia comportamental mostra que as pessoas têm uma tendência clara de tomar suas decisões com base em gatilhos e hábitos próprios existentes na mente.

Entretanto, também existe um impacto gigantesco entre o conceito de economia comportamental nas decisões de escolha de produtos financeiros, ou seja, investimentos dos mais variados tipos, porém, discorreremos sobre esse aspecto com mais detalhes no próximo tópico.

Comportamento humano na tomada de decisões de investimento

A tomada de decisões de investimento é diretamente impactada pela economia comportamental e por fatores psicológicos. Certamente, você já ficou sabendo de alguém que se manteve posicionado em ações, por exemplo, durante muito tempo acreditando que o preço iria para o lado desejado ou, ainda, se desfez de uma operação positiva com medo de perder dinheiro.

Enfim, a grande verdade por trás desse conceito é que até mesmo os investidores mais experientes, que conhecem os ativos mais lucrativos e as nuances do mercado, são afetados — mesmo que inconscientemente — pelos efeitos da economia comportamental.

Por fim, podemos chegar à conclusão de que a economia comportamental funciona como um processo de entendimento do que acontece no subconsciente da pessoa na hora de tomar uma decisão sobre determinados gastos ou investimentos, impactando diretamente nos resultados financeiros que um investidor alcançará.

Gostou deste artigo? Caso queira continuar por dentro de todas as novidades que postarmos em nosso site a partir de agora, siga nossos perfis nas redes sociais. Estamos no YouTube, Facebook, Instagram e Twitter. Até a próxima!

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

O Copom e o Fomc

Todas as atenções do mercado financeiro, tanto brasileiro quanto internacional, estarão voltadas para as reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária) e do Fomc (Federal

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Mais um parecer

Após a divulgação do segundo parecer da reforma administrativa (PEC 32/2020), que tramita em comissão especial na Câmara dos Deputados, o deputado e relator da

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.