Levante Ideias - Logo XP

XP realiza seu segundo follow-on

Nesta quarta-feira (02) a XP (NASDAQ:XP) concluiu o seu segundo follow-on desde sua abertura de capital em dezembro de 2019. A oferta movimentou cerca de 1,2 bilhões de dólares, sendo que mais de 956 milhões foram para o Itaú (ITUB4) que por sua vez se desfez de uma participação de 4,3 por cento na XP.

Na oferta, as ações da XP foram vendidas a 39 dólares cada, representando um desconto de 3,5 por cento em relação ao fechamento de 40,41 dólares desta quarta. O dinheiro captado pela XP, cerca de 278 milhões de dólares, será usado no crescimento da plataforma, com novos produtos; em marketing e propaganda, a fim de acelerar a aquisição de clientes; em áreas de negócios que já são lucrativas, como a divisão de ofertas de ações e crédito colateralizado; e no financiamento de potenciais aquisições.

E Eu Com Isso?

A notícia do follow-on já havia sido noticiada na segunda-feira, com isso não esperamos grandes movimentações nos preços das ações da XP (NASDAQ:XP) nem do Itaú (ITUB4) no curto prazo.

Em novembro o Itaú já havia declarado que avaliava vender uma participação de 5% da XP enquanto avaliava distribuir o restante, cerca de 41% da XP, para seus acionistas através da criação de uma holding: “Newco”.

O Itaú ainda detém 184,7 milhões de ações classe A (48,8 por cento do total desse tipo) e 45,9 milhões de ações classe B (25,3 por cento do total desse tipo), o que dá um poder de voto total de 29,4 por cento. Devido ao grande poder voto e a outros benefícios como acesso a informações de maneira mensal, a XP anunciou que estuda uma maneira de se fundir com a “Newco” de forma que os atuais acionistas do Itaú recebessem participação sem esses direitos.

Na nossa visão, esse movimento é benéfico para os acionistas do banco uma vez que receberiam a participação de forma direta, isso porque holdings de capital aberto normalmente são negociadas com um desconto considerável em relação a seus ativos operacionais.

—— ——

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

—— ——

Leia mais sobre a empresa: 3T20 da XP Inc.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Federal Reserve
E eu com isso

O Fed e a incerteza

A muito aguardada reunião do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, que se encerrou na quarta-feira (28) manteve os investidores na incerteza em relação

Read More »
Senado - Levante Investimentos
E eu com isso

Para além da CPI da Covid-19

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), tem se movimentado para organizar a retomada de pautas econômicas na Casa, ainda mais após acordo para indicar

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.