Levante Ideias - Via Varejo

Via cresce no e-commerce

Na noite desta quinta-feira (24), a Via (VVAR3), antiga Via Varejo, informou ao mercado que passou a colaborar novamente com a empresa especializada na mensuração e análise do comércio eletrônico brasileiro Ebit Nielsen.

A companhia divulga diversos dados do e-commerce, entre eles a participação de mercado das principais atuantes no setor.

Segundo a Ebit Nielsen, o mercado de e-commerce do país é 10% maior do que a companhia estimava anteriormente.

Essa reavaliação do tamanho do mercado se deve à Via, que voltou a compartilhar seus dados com a Ebit, algo que não fazia desde janeiro de 2019.

O novo tamanho de mercado estimado pela Ebit é de R$ 95,7 bilhões, ou R$ 8,7 bilhões a mais que os R$ 87 bilhões estimados anteriormente, e esses quase R$ 9 bilhões a mais de receita são totalmente atribuíveis à Via.

E Eu Com Isso?

A Via, dona das Casas Bahia e do Ponto Frio (atualmente Ponto), passou por um período delicado nos últimos anos, mas conseguiu arrumar a casa após um turnaround (grande reestruturação na empresa) bem-sucedido que começou em 2019.

Mesmo assim, ainda se acreditava que a empresa estava bem atrás de seus concorrentes na “guerra do e-commerce” brasileiro, principalmente da Magazine Luiza (MGLU3), referência no setor.

Porém, com esses novos dados, a participação de mercado da companhia é muito maior do que se acreditava anteriormente, podendo chegar a 21%.

Segundo dados do primeiro trimestre, a Via teve um GMV (Gross Merchandise Volume) de R$ 18 bilhões em 2020, que representa 21% do faturamento da nova estimativa da Ebit.

Todavia, esses números não levam em consideração o Mercado Livre (MELI34), que não reporta seus números à Ebit.

Esperamos uma reação positiva nas ações da companhia (VVAR3) no curto prazo com esses novos dados sobre o mercado.

Esses dados devem ficar ainda melhores para a empresa, à medida que ela continua melhorando suas operações e ganhando participação de mercado, como ela vem fazendo nos últimos seis trimestres, onde obteve um crescimento de vendas acima do mercado, utilizando a força de suas marcas.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultado da Via Varejo (VVAR3) do 1T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.