Empresa Vale

Vale (VALE3) prorroga concessão de ferrovias

Nesta quarta-feira (16) a mineradora Vale divulgou em fato relevante a prorrogação da concessão de duas rodovias, a Estrada de Ferro Carajás (EFC) e a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVC), por um prazo de 30 anos a partir da data de vencimento dos atuais contratos de concessão em 2027.

A assinatura da prorrogação foi concluída após 5 anos de negociação com o governo federal e prevê um investimento de cerca de 24,7 bilhões de reais pela Vale, sendo 11,8 bilhões de reais para a outorga da concessão e cerca de 9 bilhões de reais como complemento ao pagamento da outorga, com a construção da infra e superestrutura da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) e entrega de trilhos e dormentes na Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL).

O valor restante está previsto para investimentos em melhorias e expansão na EFC e EFVC pelos próximos anos.

E Eu Com Isso?

A renovação da concessão é positiva para a Vale e tira uma incerteza relevante de sua operação. As ferrovias são parte importante da operação da companhia, sendo responsáveis pelo transporte de quase a totalidade do minério transportado das plantas de extração até os terminais de escoamento, chegando aos portos.

Essa transação é parte do plano de expansão de produção do minério de ferro da Vale, com previsão para saltar de cerca de 305 a 330 milhões de toneladas em 2021 para 400 milhões de toneladas a partir de 2022, o que gera uma necessidade de uma malha de transporte mais robusta que a atual para suportar o volume crescente de minério a ser produzido.

O montante bilionário de investimentos faz parte do provisionamento de Capex (investimentos em ativo fixo) da companhia e o anúncio vem em um momento de geração de caixa recorde, não sendo necessário o aumento do endividamento para financiar os investimentos.

Enxergamos um impacto positivo para a companhia, pela renovação já ser esperada (por ser um ativo de suma importância para a operação), porém serão refletidos de maneira gradual no balanço, que a nosso ver não terão efeitos relevantes no curto prazo nas ações da mineradora.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Destaques do Vale Day.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Empresa Vale
E eu com isso

Vale (VALE3): Resultado do 4T20

Na noite desta quinta-feira (25), a mineradora Vale divulgou seus resultados referentes ao 4T20 e do ano consolidado de 2020. A divisão de minério de

Read More »
Localiza - E Eu Com Isso - Levante
E eu com isso

Localiza (RENT3): Resultado do 4T20 

A companhia Localiza (RENT3) divulgou seus números referentes ao quarto trimestre de 2020 na noite de quinta-feira (25). A companhia apresentou resultados sólidos, com lucro

Read More »
Selic
E eu com isso

A Selic sobe em março?

Fevereiro se encerra com incertezas e questionamentos. A principal incerteza é a trajetória da taxa de juros. Em pouco menos de três semanas, nos dias

Read More »
E eu com isso

Números da Salesforce

A Salesforce (CRM) apresentou nesta quinta-feira (25), após o fechamento dos mercados, os seus resultados do quarto trimestre do ano fiscal 2021, o que equivale

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel