Empresa Vale

Destaques do Vale Day

A mineradora brasileira realizou o seu evento anual para investidores nesta quarta-feira (02), o Vale Day, transmitido em sua página de Relações com Investidores.

A companhia deu uma ênfase no detalhamento do avanço na reparação dos danos de Brumadinho, além de focar sua apresentação em 5 blocos: Segurança e Excelência Operacional, Novo Pacto com a Sociedade, Maximização da qualidade da operação do minério de ferro, Transformação de Metais Básicos (Cobre e Níquel) e Disciplina na alocação de capital.

Os principais destaques foram:

i) Segurança: A companhia vem anunciando e executando inúmeros projetos de prevenção de acidentes e redução do risco de lesão corporal nas suas operações, redução da exposição aos fatores de risco à saúde (físico, químico e biológico) e metas para eliminação de riscos de alto impacto negativo, a exemplo das barragens.

A Vale vem em uma rampa de crescimento do número de barragens em fase de descaracterização, ou seja, mudanças estruturais de modo a mitigar o risco de desmoronamento, sobretudo nas barragens a montante, a mesma característica estrutural das de Brumadinho e Mariana (2015).

ii) Sustentabilidade: Foco em redução de pegada de carbono nas operações, com medidas concretas como a ampliação da participação da matriz energética renovável (eólico e solar), melhorias na emissão de CO2 nas plantas e na logística e aumento da parcela de processamento de minério a seco (mais segura na disposição de rejeitos).

Além disso, ações de reflorestamento e engajamento com as comunidades locais (nos territórios de operação da companhia), juntamente com melhorias nas práticas de governança corporativa com instalações de comitês de auditoria e associação da remuneração à critérios ligados à sustentabilidade (ASG).

iii) Produção e Alocação de capital: A companhia divulgou sua projeção operacional e estimativa de geração de caixa, pouco antes da abertura de mercado e do início do Vale Day.

Há projetos em andamento, sobretudo em suas maiores plantas de minério de ferro (Minas Gerais e Pará), para aumento da capacidade total de produção de minério de ferro, com estimativa de alcançar a capacidade máxima de 400 milhões de toneladas anuais (Mtpa) ao final de 2022. No segmento de metais básicos, o cobre terá um crescimento de produção importante em Carajás (PA), com sinergias capturadas principalmente no compartilhamento da estrutura e logística com o minério de ferro. Para o Níquel espera-se também um aumento de produção em suas plantas no Atlântico Norte (EUA e Canadá), com melhorias no processamento de minério e ampliação da capacidade de extração.

Em relação a alocação de capital, a companhia vem reduzindo projetos e operações que consumiam caixa, como exemplo a planta de níquel de Nova Caledônia que teve suas operações encerradas neste ano, além da redução de custos de extração, principalmente pela diluição de custo fixo, gerando um efeito direto na geração de caixa da companhia.

E Eu Com Isso?

A Vale parece ter aprendido a lição após dois desastres ambientais de grandes proporções, uma em 2015, envolvendo a subsidiária Samarco e o mais recente em Brumadinho no início de 2019. A companhia já provisionou cerca de 29 bilhões de reais para a reparação dos danos e indenização das vítimas, além de mudar o formato de atuação em relação à segurança operacional, tomando medidas proativas para prevenir e reforçar a segurança.

Apesar de mostrar uma apresentação completa e com boas perspectivas futuras de suas operações, enxergamos pouco impacto nos preços das ações no curto prazo devido ao evento, com os planos apresentados já sendo bem conhecidos pelo mercado, representando apenas uma mensagem de reforço na divulgação dessas ações por parte da companhia.

Já no campo financeiro, a companhia vem em um momento de forte geração de caixa, com os preços do minério de ferro nas máximas históricas, com o câmbio em patamares favoráveis que, combinado com o aumento da produtividade e baixo nível de endividamento, será um período com o melhor resultado histórico da companhia.

A Vale utilizou premissas conservadoras em suas projeções divulgadas, em nossa visão, com preços estimados de minério de ferro variando na faixa de 70 a 100 dólares por tonelada. Mesmo no menor nível da faixa, a companhia estima o indicador chamado Free Cash Flow Yield (geração de caixa livre dividido pelo valor de mercado da empresa) em torno de 4,4 por cento, podendo chegar a até 15,7 por cento, ou seja, após todos os custos caixa e investimentos, o caixa gerado pode representar 2 dígitos de retorno em relação ao valor da companhia.

Estes números confirmam a perspectiva de pagamento de dividendos robusta, já citado em nossas análises anteriores sobre a companhia, além do patamar saudável e excelente rentabilidade da companhia, mesmo em um cenário conservador de preços de seu principal produto, o minério de ferro.

Lembrando que a Vale é a produtora de menor custo mundial, bem posicionada no mercado de Níquel (um dos principais insumos para baterias de carros elétricos) e negocia os seus produtos com um prêmio em relação ao preço de referência pela qualidade alta dos seus minérios e por isso acreditamos que as perspectivas da companhia daqui em diante são positivas.

—— ——

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

—— ——

Leia mais sobre a empresa: Resultados da Vale.

 

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Selic
E eu com isso

Fim de festa ou ponto de compra?

As decisões do Copom (Comitê de Política Monetária) e do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) divulgadas na quarta-feira (16) vieram ao encontro das

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Reajuste para servidores

Na contramão do que foi acordado com o ministério da Economia e de olho nas eleições de 2022, o presidente Bolsonaro pediu ao ministro Paulo

Read More »
Levante Ideias - Tik Tok
E eu com isso

ByteDance (TikTok): Dados Financeiros

Segundo informes financeiros enviados aos empregados e divulgados pelo Wall Street Journal, a ByteDance, dona do aplicativo TikTok e outros, apresentou forte crescimento de resultados

Read More »
Levante Ideias - Banco Inter
E eu com isso

Inter na disputa das corretoras

Em meio a um acirramento da disputa no mundo das corretoras, com XP (XP:NASDAQ) e BTG Pactual (BPAC11) competindo pelos escritórios de agentes autônomos (AAIs), o

Read More »
Levante Ideias - Linx (LINX3)
E eu com isso

Cade aprova compra da Linx

Nesta quarta-feira (16), o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou, sem restrições, a compra da desenvolvedora de software de gestão para o varejo Linx

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel