Vale - VALE3 - Levante Investimentos (IMG2)

Vale divulga prévia operacional e retoma metas para níquel e cobre

A Vale (VALE3) divulgou, na noite desta terça-feira (19), sua prévia operacional referente ao terceiro trimestre de 2021. O trimestre foi marcado pelo aumento da produção de minério de ferro e carvão e pela forte queda nos preços do minério de ferro (-US$ 37 dólares/dmt do índice 62% Fe vs 2T21) levando a uma revisão na produção e venda de produtos de minério de ferro de alta sílica.

De acordo com o Relatório de Produção, a mineradora produziu 89,4 milhões de toneladas de minério de ferro no 3T21, correspondente a uma alta de 18,1% na comparação trimestral (3T21 vs 2T21) e de 0,8% na comparação anual (3T21 vs 3T20).

Ademais, o forte avanço na comparação com o trimestre anterior se deve à melhora sazonal das condições do Sistema Norte, com menores níveis de chuva, garantindo a estabilidade da produção e resultando no aumento do desempenho de Serra Norte e S11D.

Outro fator que contribuiu significativamente para o forte resultado trimestral foi o aumento da produção de Vargem Grande por processamento a seco com o ajuste do fluxo de uma de suas plantas de processamento a úmido e a melhora do desempenho de Itabira devido a uma melhora do run of mine (ROM), que é o carvão bruto obtido diretamente da mina disponibilizado.

Adicionalmente, a Vale informou que houve uma maior compra de terceiros, embora proporcionalmente menor do que no trimestre anterior, 5,8% da produção total no 3T21 vs 6,2% no 2T21, com a Fábrica atingindo sua capacidade total de 6 Mtpa, após a retomada do processo de beneficiamento no 2T21.

No acumulado dos nove primeiros meses de 2021, a expansão da produção de minério de ferro foi de 8%.

E Eu Com Isso?

Os resultados operacionais da companhia vieram mistos, com aumento da produção de minério de ferro e resultados de vendas um pouco abaixo das expectativas.

Pesou negativamente a queda na produção de níquel acabado, que foi 27,2% inferior ao 2T21, com um volume de vendas de 41,8 kt no 3T21, 11,8% inferior ao 2T21, principalmente devido à paralisação dos funcionários em Sudbury, que interromperam as operações por 70 dias, dos quais 40 dias no 3T21, com um impacto de 11kt na produção de níquel acabado no trimestre. A produção de cobre também caiu 5,7% na comparação com o 2T21.

Dessa forma, esperamos um impacto negativo nas ações da Vale (VALE3). O impacto da queda dos preços do minério de ferro também deve preocupar os investidores nos próximos meses.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: O que vale para a Vale, dividendo ou preço do minério? | Domingo de Valor.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.