Foto panorâmica de Brasília

Um giro por Brasília

Um giro por Brasília

Temos algumas novidades vindo de Brasília nesta quarta-feira. Após a boataria de que Paulo Guedes poderia se demitir, Bolsonaro e o ministro-chefe da Casa Civil, general Braga Netto, trataram logo de colocar panos quentes na história. Ambos afirmaram que o economista fica até o último dia de governo e que não há nenhum motivo para a sua saída.

No Congresso, líderes partidários vão terminando de indicar os parlamentares para a comissão mista da reforma tributária. Até o momento, já foram elencados 34 nomes (16 senadores e 18 deputados). A comissão terá 50 membros, divididos igualmente entre as duas Casas Legislativas, e deve ser instalada até o fim de fevereiro.

Ainda no âmbito legislativo, Câmara e Senado disputam o protagonismo sobre o projeto de lei que confere autonomia ao Banco Central, com novas regras para nomeação e demissão do presidente e dos diretores. Ontem mesmo, o Senado aprovou texto sobre o tema na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e o colocou em regime de urgência, significando que a matéria pode ser votada já hoje no plenário da casa. A resposta veio após o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), prometer a votação da proposta na Câmara após o Carnaval.

Os mercados não devem reagir negativamente à ideia de que Guedes pode deixar o governo, por entender que a possibilidade não passa de um boato. Com relação à tramitação dos projetos, como dizem por aí: o ano só começa, de fato, após o Carnaval. No entanto, é preciso se atentar bastante ao ritmo que será adotado sobre as reformas, principalmente a tributária. Já sobre a autonomia do Banco Central, espera-se um desfecho harmônico após a divergência entre as duas Casas – os senadores continuam incomodados com a sensação de que o Senado é apenas um “carimbador” dos projetos aprovados na Câmara.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Uma tarde movimentada em Brasília

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.