Levante Ideias - Ultrapar

Ultrapar renova Conselho

A holding Ultrapar (UGPA3), controladora das distribuidoras Ipiranga e Ultragaz, mira uma mudança importante em seu Conselho de Administração, que historicamente segue um modelo de sucessão, no qual os executivos de confiança da família fundadora assumem a cadeira na presidência do conselho.

A entrada do grupo Pátria (gestora de Private Equity) no acordo de acionistas controladores da holding trouxe uma mudança relevante de estratégia, com foco na rentabilidade em vez do crescimento acelerado. Agora, a companhia vem revisando suas operações e portfólio de ativos, com possíveis desinvestimentos em Oxiteno e Extrafarma, além da compra de uma das refinarias à venda da Petrobras (PETR3/PETR4) na região Sul do país.

Atualmente o conselho conta com 11 nomes de peso, como José Galló (Renner) e Pedro Wongtschowski como presidente (ex-executivo da Ultra e membro do grupo controlador) e, a partir da reunião em abril, dois novos nomes passarão a fazer parte do Conselho. Um deles, e o mais esperado, é Marcos Lutz, ex-CEO da Cosan (CSAN3). Lutz tem o apoio da família fundadora (família Igel) e do grupo Pátria.

E Eu Com Isso?

A movimentação no Conselho é um passo importante para a holding que vinha sendo controlada por longos anos pela família controladora, por Paulo Cunha (ex-CEO e membro dos acionistas controladores) e nos últimos anos por Wongtschowski, com um modelo de negócio estável, com crescimento constante e rentabilidades inabaláveis.

A mudança na política de precificação de combustíveis da Petrobras a partir de 2017, antes previsível, que passou a ser flutuante de acordo com as oscilações do preço do petróleo, atingiu a Ipiranga em cheio que não contava com uma estrutura tão ágil para executar as ações necessárias para absorver as mudanças na dinâmica de mercado, além da recessão no Brasil, colocando mais “lenha na fogueira”, minando a rentabilidade histórica da companhia por vários trimestres seguidos.

A ida de Lutz para o conselho ainda está em negociação, mas coloca a holding com os dois pés no acelerador rumo a uma estratégia mais promissora para a recuperação da rentabilidade da companhia, levando para dentro de casa a experiência no comando da principal concorrente da Ultra. A mudança é positiva para a companhia no médio e longo prazo, com renovação de comando, mais alinhados à dinâmica de mercado atual.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Ultrapar avalia Oxiteno.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.