Levante Ideias - Ultrapar

Ultrapar desiste da Refap e conclui venda da ConectCar

A Ultrapar (UGPA3), holding controladora dos postos Ipiranga, comunicou ao mercado na sexta-feira (01) que encerrou as negociações com a Petrobras (PETR4) para a aquisição da Refap (Refinaria Alberto Pasqualini), no Rio Grande do Sul.

Segundo a companhia, “certas condições críticas definidas na proposta vinculante da companhia não se confirmaram”, o que desequilibrou a equação de risco e retorno esperado.

Dessa forma, a Ultra resolveu não renovar sua proposta vinculante, encerrando as negociações sem penalidades para nenhuma das partes.

Porém, segundo notícias veiculadas na mídia, a Petrobras não estaria mais interessada na venda da refinaria, e teria elevado o montante pedido para se desfazer do ativo, após proposta de cerca de US$ 1,5 bilhão pela Ultra.

Segundo outra fonte, a holding não estaria disposta a arcar com o custo de parada de produção e manutenção necessária na refinaria, que custa centenas de milhões de reais. Ambas as companhias não comentaram o assunto.

Também na sexta-feira, a Ultra comunicou a conclusão da venda de sua participação, de 50%, na ConectCar. A venda foi para a Portoseg S.A, controlada da Porto Seguro (PSSA3), pelo montante de R$ 165 milhões, que ainda pode sofrer ajustes.

E Eu Com Isso?

O encerramento das negociações para a aquisição da refinaria é negativo para a empresa, que vem se desfazendo de ativos considerados não estratégicos para focar no setor de óleo e gás, buscando uma maior verticalização de suas operações. Portanto, a não aquisição da REFAP frustra os planos de curto prazo da companhia.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Ultrapar muda Diretoria e Conselho de Administração.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Auxílio aprovado

A Medida Provisória 1.061/21, publicada no início de agosto para instituir o programa Auxílio Brasil, foi aprovada nesta quinta-feira (25) na Câmara dos Deputados, por

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.