Turismo: agências perdem um quarto do faturamento de 2019 em março (CVCB3, AZUL4, GOLL4)

Turismo: agências perdem um quarto do faturamento de 2019 em março (CVCB3, AZUL4, GOLL4)

As perdas contabilizadas em março pelas operadoras de turismo devido ao impacto das medidas adotadas para conter a pandemia do novo coronavírus já equivalem a 25 por cento de todo o faturamento de 2019.

A perda já acumula 3,9 bilhões de reais em cancelamentos e adiamentos de viagens. Destes, 3,5 bilhões são referentes ao primeiro semestre do ano, 350 milhões são perdas previstas para o segundo semestre e 50 milhões para 2021. 

Os dados foram divulgados na terça-feira (14) pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). De acordo com a associação, 90,4 por cento dos embarques de março foram cancelados ou adiados. Os consumidores também cancelaram ou adiaram 96,2 por cento das viagens de abril, 94,2 por cento das viagens de maio e 63,5 por cento das viagens de junho.

Nem mesmo previsões atuais mostrando uma tendência de normalização a partir de agosto evitam novos cancelamentos: 26,9 por cento das viagens previstas para o segundo semestre também já foram canceladas e enquanto este número é de 3,8 por cento para as viagens previstas para 2021.

E Eu Com Isso?

Os dados referentes a março confirmam o temor do mercado sobre as empresas do setor. Como já estamos na metade de abril e a paralisação continua, o retrato atual deve ser ainda mais severo. Por isso, esperamos a manutenção do impacto negativo no curto prazo para as ações de CVC (CVCB3), Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4), representantes do setor na bolsa de valores.

Assim como as viagens já marcadas, as vendas de novos embarques foram severamente afetadas pela pandemia. De acordo com a pesquisa, 91 por cento das agências de turismo esperam terminar abril sem vendas.

Para o ano, 59 por cento das empresas preveem uma queda acima de 50 por cento na receita em 2020.

Metade das empresas do setor acredita que a retomada das vendas se dará ainda em 2020 sendo que uma parcela de 12 por cento aposta que a recuperação pode ocorrer até o mês de julho, e 36 por cento vê o segundo semestre como momento de retomada. Para 43 por cento das operadoras, a comercialização de viagens voltará ao normal apenas em 2021.

O balanço da associação aponta que a retomada prevista para o segundo semestre deve começar por viagens domésticas, que são mais acessíveis financeiramente e transmitem maior segurança aos viajantes.

Continuamos com uma visão bastante negativa sobre o setor de companhias aéreas e de turismo, apesar da forte queda no preço das ações em 2020. Acreditamos que o risco é muito alto e a visibilidade ainda é baixa sobre o término da quarentena e a normalização da economia.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também:Coronavírus: Azul (AZUL4) oferece licença não remunerada a tripulantes e cancela voos para Europa

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.