Duas das principais empresas de tecnologia do país, a TOTVS (TOTS3) e a Locaweb (LWSA3), estão em fase final da disputa pela compra da empresa RD Station, plataforma de marketing digital com soluções de automação para pequenas empresas. A empresa possui uma receita anual de cerca de 150 milhões de reais, porém o que mais chama a atenção é seu crescimento da ordem de 50 por cento ao ano, impulsionado em 2020 pela aceleração dos processos digitais com o distanciamento social.
A RD Station foi fundada em 2011 em Santa Catarina, hoje a startup já tem como investidores grandes nomes globais como TPG Growth, DGF Investimentos, Redpoint e-ventures, Astella Investimentos, Endeavor Catalyst e Riverwood Capital. Este último atualmente é o controlador da companhia e foi responsável por um aporte de 200 milhões de reais em 2019, o valor mais alto já investido em uma empresa de SaaS (do inglês “software como um serviço”) da América Latina.
Depois de um processo de expansão geográfica iniciado em 2018, a RD Station hoje já opera em mais de 20 países, com cerca 25 mil clientes e apenas 700 funcionários, o que evidencia seu potencial de escalabilidade.
E Eu Com Isso?
Enxergamos potencial de valorização no preço das ações no curto e no longo prazo para quem ganhar a disputa, devido ao forte potencial de crescimento do segmento de marketing digital no país. Estima-se que a transação movimente cerca de 1 bilhão de reais e por isso é esperado que tanto a TOTVS (TOTS3) quanto a Locaweb (LWSA3) necessitem realizar uma oferta secundária de ações para levantar recursos para esta aquisição.
A TOTVS (TOTS3) tem em seu histórico recente uma disputa frustrada com a Stone pela aquisição de sua maior concorrente Linx. A companhia enxerga na aquisição a oportunidade de encontrar uma fonte de crescimento mais acelerado para seus negócios, com grande potencial de venda dentro de sua própria base de clientes.
A Locaweb (LWSA3) foi uma das companhias mais beneficiadas pela aceleração da digitalização gerada pelas medidas de distanciamento social, uma vez que vende soluções de infraestrutura digital para que companhias possam ter presença online. A companhia fez seu IPO em fevereiro de 2020 e desde então já fez 5 aquisições e teve suas ações valorizadas cerca de 4,5 vezes o que mostra o apetite do mercado para uma possível nova oferta de ações.
O segmento de marketing digital ainda é relativamente pouco explorado na américa latina, com as grandes empresas procurando soluções mais completas e mais caras de empresas globais como a Salesforce, o mercado de pequenas empresas torna-se uma oportunidade uma vez que a presença digital de qualquer negócio começa ser algo mais importante.