Texto-base da reforma da Previdência é aprovado

Texto-base da reforma da Previdência é aprovado

Texto-base da reforma da Previdência é aprovado

O plenário do Senado Federal votou em segundo turno, na noite desta terça-feira (22), a PEC 6/2019 que versa sobre a reforma da Previdência. O resultado garantiu a aprovação total, por 60 votos favoráveis e 19 contrários, do texto-base da reforma. Ainda ontem, foram votados e rejeitados dois destaques de um total de quatro apresentados. Os outros dois devem ser votados na manhã de hoje – com suas rejeições praticamente garantidas nos bastidores.

A sessão teve de ser encerrada na noite de ontem sem a votação dos dois destaques (apresentados pelo PT e pela Rede) faltantes, porque o destaque petista gerou interpretações textuais diversas. A possibilidade de má interpretação do texto fez com que os senadores não se sentissem confortáveis para votar. Dessa maneira, o presidente Davi Alcolumbre encerrou a sessão e pediu que os assessores legislativos do Senado elaborassem um parecer, a ser entregue nesta manhã. Com o parecer jurídico em mãos, o plenário vai dar continuidade à votação.

Neste cenário, a tramitação da reforma da Previdência vai chegando ao fim após oito meses. O desfecho é bastante positivo – uma economia estimada em pouco mais de 800 bilhões de reais nos próximos dez anos. Vale lembrar que a reforma promovida por Temer, que não passou, previa uma economia inicial de 600 bilhões de reais – isso sem contar com as prováveis desidratações pelo caminho.

E Eu Com Isso?

A notícia é extremamente positiva para a economia, já que uma reforma no sistema previdenciário era urgente e necessária para que houvesse sustentabilidade fiscal no médio-longo prazo. O novo sistema permite reduzir as distorções da Previdência Social e alivia as contas públicas. Um crescimento econômico robusto, porém, não se resume à aprovação de somente essa reforma: são necessárias outras correções no orçamento público para que o Estado tenha mais eficiência nos gastos e possa promover crescimento com responsabilidade – seja investindo diretamente na economia ou com o auxílio do setor privado.

Veja também:

5 medidas para depois da reforma da Previdência

Economia anda devagar, mas pode acelerar

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.