Levante Ideias - Tesla

Tesla (TSLA): Número de vendas na China apresenta queda

Segundo dados da “China Passenger Car Association”, a Tesla (TSLA) vendeu 25.845 veículos elétricos fabricados no país, o que representa uma queda de 27 por cento contra o mês anterior, no qual haviam sido vendidos quase 35.500 veículos.

Ainda de acordo com a pesquisa, a categoria (que considera, além dos veículos puramente elétricos, os híbridos) encolheu 12 por cento na comparação mensal, o que atenua o desempenho da Tesla no mês.

Contudo, a BYD, uma concorrente direta e local da Tesla na China, vendeu 25.540 no mês, 6,5 por cento a mais que no mês imediatamente anterior.

E Eu Com Isso?

Acreditamos que a notícia é marginalmente negativa para a Tesla (TSLA). Esperamos impacto levemente negativo no preço das ações TSLA no curto prazo, considerando, em adição, a alta sensibilidade das ações aos movimentos do mercado (beta elevado), que indicam mais uma abertura em tom negativo nesta quarta-feira (12).

Os dados de produção e vendas no gigante asiático são acompanhados de perto pelo mercado, visto que a sua importância no “mix regional” tem ficado maior. Neste primeiro trimestre de 2021, a receita da companhia foi de 10,39 bilhões de dólares, sendo 29 por cento proveniente dos negócios na China; já no primeiro trimestre do ano passado, a receita havia sido de quase 6 bilhões de dólares, com a China correspondendo a 21 por cento do total.

Em suma, o mercado chinês é essencial. O governo chinês pretende que as vendas de carros elétricos correspondam a 20 por cento da venda total de veículos até 2025. Como no ano passado a Tesla entregou cerca de 500 mil veículos globalmente, espera-se que a China possa representar cerca de 40 por cento das entregas globais da companhia em poucos anos.

Contudo, os últimos meses/trimestres têm sido de desafios. Em primeiro lugar, alguma pressão regulatória, que pode já ter influenciado negativamente nas vendas do último mês. Em segundo lugar e ainda associado ao primeiro ponto, a pressão concorrencial com as empresas locais, que devem contar com um amplo apoio do governo para emplacar os seus negócios e aumentar a respectiva fatia de mercado no promissor setor de veículos elétricos.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Resultados de Tesla (TSLA) do 1T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

A última votação

Com a aprovação da Medida Provisória 1.031/21 no Senado Federal, na semana passada, a privatização da Eletrobras está praticamente garantida do ponto de vista legislativo,

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

Refazendo as contas dos juros

A semana se inicia com os investidores tendo de enfrentar uma dúvida: o que as sinalizações do BC (Banco Central) e do Federal Reserve (Fed,

Read More »
Levante Ideias - Banco Votorantim
E eu com isso

Venda do Banco Votorantim

Após ter seu IPO adiado pela segunda vez em 2021, o Banco Votorantim, recém rebatizado de BV, gerou especulações quanto a uma possível venda para

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel