Tesla - E Eu Com Isso - Levante Investimentos - IMG 3

Resultados de Tesla (TSLA) do 1T21

A Tesla (TSLA) anunciou nesta segunda-feira (26) os seus resultados do primeiro trimestre de 2021. Os números vieram em linha com o esperado em termos de receita, mas superaram as expectativas em termos de lucro por ação.

A entrega de veículos no período foi de 184.877, praticamente todos dos Modelos 3 ou Modelo Y, conforme antecipado no relatório de produção divulgado no dia 2/abr. Assim, a receita foi de 10,38 bilhões de dólares, aumento de 74 por cento na comparação anual.

A margem bruta do segmento automotivo (desconsiderando as receitas com créditos regulatórios) veio boa: 22 por cento, 2 pontos percentuais a mais que no mesmo período de 2020. A margem operacional (Ebit) após ajustes com despesas relacionadas a programas de remuneração de ações e o lucro obtido em operações com Bitcon passou de 8,3 por cento para 10,7 por cento: aumento de 2,4 pontos percentuais.

O lucro por ação ajustado (Non Gaap) foi de 0,93 dólares por ação, acima do esperado, que girava na casa dos 0,79 dólares por ação. A geração de caixa livre (free cash flow) foi de 293 milhões de dólares, revertendo a queima de caixa de 895 milhões de dólares no 1T20.

E Eu Com Isso?

O resultado da Tesla veio bom: crescimento no top-line, ganhos de margem e geração de caixa livre. Esperamos impacto positivo no preço das ações TSLA no curto prazo, ainda que a dinâmica no movimento dos seus preços possua um comportamento menos previsível.

Embora não haja um guidance oficial por parte da companhia, espera-se uma produção de veículos na casa dos 750 mil neste ano: crescimento de 50 por cento frente a 2020. As entregas realizadas neste trimestre sustentam tal previsão.

As demais linhas de negócio (baterias, energia solar, serviços automotivos complementares) também desempenharam bem e ajudaram a compor um bom resultado para a companhia.

Após anos de queima de caixa, a companhia finalmente atingiu o seu ponto de equilíbrio (break even). A partir de agora, o ganho de eficiência operacional (margens brutas e Ebit) bem como a ramp-up na produção (finalização das fábricas em construção, início da produção dos novos Modelos S e Modelo X) lhe darão uma nova dinâmica em termos de retorno sobre o capital investido e de geração de caixa.

Bitcoin: a companhia adquiriu 1,5 bilhão de dólares em fevereiro e vendeu 272 milhões de dólares também dentro do trimestre. Ela auferiu um lucro de 101 milhões de dólares na operação, registrado na linha de outras despesas na demonstração do resultado. Calculamos o retorno obtido com esta operação em 37 por cento.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Relatório de produção da Tesla (TSLA).

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Selic
E eu com isso

Até onde os juros podem subir?

Será uma surpresa gigantesca se o Copom (Comitê de Política Monetária) anunciar outra decisão nesta quarta-feira (04) a não ser uma elevação de 100 pontos-base

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Segundo parecer

Com um dia de atraso no cronograma inicialmente previsto, o deputado Celso Sabino (PSDB-PA) apresentou seu segundo parecer sobre o Projeto de Lei 2.337/2021, que

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.