Levante Ideias - Johnson & Johnson

Subsidiária da Johnson & Johnson pede falência

A Johnson & Johnson (JNJ) anunciou, nesta quinta-feira (14), que a sua subsidiária criada para alocação dos passivos judiciais – a LTL Management LLC – entrou com pedido de proteção do capítulo 11 no Tribunal de Falências dos EUA em Charlotte, Carolina do Norte.

Esta “manobra” já havia sido anunciada há alguns meses, como uma forma de tentar blindar contabilmente e legalmente a controladora. Importante salientar que não foi a Johnson que entrou com pedido de falência.

O risco regulatório é algo persistente no caso de investimento em empresas do setor farmacêutico. No caso da Johnson, o maior e mais persistente risco é nas questões dos opioides e do amianto no talco para bebês.

Tanto em 2019 como em 2020, as despesas com litígios foram na casa dos US$ 5 bilhões, representando aproximadamente um terço do lucro líquido em cada ano. Importante salientar que nem todas as multas têm efeito-caixa no curto prazo devido ao parcelamento delas.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para os acionistas da Johnson. Acreditamos que as ações JNJ terão uma sessão de ganhos com a notícia, que deve ser interpretada como um avanço nas tratativas envolvendo seus processos judiciais.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Johnson & Johnson evita julgamento.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

O dilema do Copom

Nesta semana será realizada a última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) de 2021. A certeza de que a taxa referencial Selic será elevada

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Detalhes finais

O início de semana é mais morno em Brasília. Dois assuntos devem ser destaque, durante essa semana, nos corredores do Congresso Nacional, Esplanada dos Ministérios

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.