A Levante traz as melhores ideias de investimento

Socorro emergencial a estados e municípios é aprovado

O Plenário do Senado Federal aprovou nesta quarta (6) o novo texto para o Projeto de Lei Complementar (PLP) 39/2020, que estabelece ajuda aos estados e municípios brasileiros para enfrentar o coronavírus. O auxílio consiste, basicamente, no repasse de um montante para os entes federativos e a suspensão temporária de suas dívidas.

O texto, que iniciou sua tramitação na Câmara, passou por modificações no Senado, voltou à Câmara, foi modificado novamente e terminou sua tramitação ontem na Casa alta do Legislativo brasileiro. No texto final, o auxílio financeiro será de até 125 bilhões de reais. 

A equipe econômica havia atuado para inserir contrapartidas, no projeto, à liberação do dinheiro, como o congelamento do salário de servidores. No entanto, deputados afrouxaram os critérios e a suposta economia fiscal decorrente desses congelamentos passou de aproximadamente 130 bilhões, em 18 meses, para somente cerca de 43 bilhões de reais. No Senado, não foi possível reverter tal decisão. Agora, o texto vai à sanção presidencial.

A ajuda a estados e municípios é importante em um momento de crise econômica e consequente frustração da arrecadação. O projeto inicial, porém, era uma carta branca para que prefeitos e governadores pudessem aumentar seus gastos. A equipe econômica e outras alas do governo, assim como aliados no Parlamento, trabalharam para colocar contrapartidas no texto, mas a articulação política novamente deixou a desejar e tais pontos foram retirados. No fim do dia, o estrago poderia ser pior (sempre pode).

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Investidores se animam com novo pacote de ajuda nos Estados Unidos

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

Medida Provisória aprovada

Foi com um placar apertadíssimo, mas a Medida Provisória 1.031/21, que trata da desestatização da Eletrobras, foi aprovada no Senado Federal. Teve atraso na entrega

Read More »
Levante Ideias - Commodities
E eu com isso

Commodities em alta

A semana se encerra com os investidores refazendo as contas sobre o comportamento dos preços dos ativos físicos, especialmente as commodities. O que está em

Read More »
Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

Senado aprova MP da Eletrobras

Nesta quinta-feira (17), foi aprovada no Senado a medida provisória (MP) 1.031, que viabiliza a privatização da Eletrobras (ELET3/ELET6). A votação foi apertada, tendo 42

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel