A Levante traz as melhores ideias de investimento

Câmara vota hoje auxílio a estados e municípios

A Câmara dos Deputados deve votar nesta segunda-feira (4), em sessão marcada para às 11h, a proposta de auxílio emergencial aos entes subnacionais para enfrentar a pandemia do coronavírus. O texto, que iniciou sua tramitação na Câmara, sofreu modificações no Senado e agora volta para a casa inicial para nova votação. 

Apesar de não ser considerado ideal na visão de deputados, equipe econômica e até mesmo governadores e prefeitos, o texto deve ser aprovado em função da urgência de se repassar os recursos para os outros âmbitos da Federação. O projeto destina aproximadamente 60 bilhões de reais em transferências diretas, além de suspender dívidas e obrigações no valor de 65,2 bilhões de reais.

Do ponto de vista do ministério da Economia, o novo texto não é ideal, mas cumpre com a premissa de não dar um “cheque em branco” para os estados e municípios. O primeiro projeto, enviado pela Câmara, tinha esse caráter. 

Diante da urgência da situação, a matéria deve ser analisada, votada e aprovada no máximo até o fim dessa semana pelos deputados. Em seguida, vai para a sanção presidencial – Bolsonaro não deve vetar o texto. O projeto final não é ideal para nenhuma das partes, mas fruto de um consenso construído. Por isso, deve ser concluído evitando prejuízos grandes para todos os envolvidos.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Governo negocia cargos

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Artigos

Resultados do 2T20 da CVC

A CVC (CVCB3) apresentou nesta segunda-feira (20), após o fechamento do mercado e com atraso, seus resultados do segundo trimestre de 2020. Como era de

Read More »
Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte I

No Comentário de nº 9 da Instituição Fiscal Independente, “Considerações sobre o teto de gastos da União”, Felipe Salto, Daniel Couri e Josué Pellegrini recortam

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel