Sinqia - E Eu Com Isso - Levante ideias de Investimentos

Sinqia (SQIA3): Resultado do 4T20

A Sinqia (SQIA3) reportou na noite de quarta-feira (10) os resultados do último trimestre de 2020. A empresa apresentou um ótimo resultado, com resultado operacional recorde novamente, mostrando excelente gestão e resiliência em seu modelo de negócios.

A receita líquida atingiu 59,0 milhões de reais (+22,8 por cento vs. 4T19), aumento decorrente do crescimento orgânico (+17,6 por cento vs. 4T19) e inorgânico (+5,2 por cento vs. 3T19).

A receita recorrente da empresa foi novamente um dos destaques da companhia, com 53,1 milhões de reais (+34,0 por cento vs. 4T19), representando 90 por cento da receita líquida total – percentual mais alto na história da Sinqia, superando o último trimestre, o que vemos como algo muito positivo, dado que garante para a empresa uma previsibilidade de seus resultados.

As despesas gerais e administrativas vieram em 11,0 milhões de reais, (11,2 por cento abaixo do 4T19), e representaram apenas 18,6 por cento da receita líquida. A queda nas despesas gerais e administrativas como proporção da receita, levou a um Ebitda ajustado de 10,6 milhões de reais (+65,8 por cento vs. 4T19), um resultado acima das expectativas e atingindo a maior margem Ebitda da história da companhia: 18 por cento.

Por fim, o lucro líquido ajustado da companhia apresentou um crescimento de 9,9 por cento, atingindo 3,1 milhões de reais, já o lucro caixa ajustado da companhia teve um crescimento de 45,8 por cento, representando uma margem líquida de 9,0 por cento.

E Eu Com Isso?

O resultado da Sinqia foi forte e acima das expectativas, apresentando crescimento não só de receita como de lucratividade, com destaque especial para margem EBITDA recorde. Com isso, esperamos impacto positivo no preço das ações da companhia (SQIA3) no curto prazo.

Entre os diversos pontos positivos do trimestre destacamos também a carteira de contratos recorrentes de software. Estes são contratos assinados anualizados, implantados ou não, que passam a gerar receitas recorrentes após a conclusão da implantação. A carteira alcançou o valor bruto de 175,2 milhões de reais (+18,9 por cento vs. 4T19). Por essa razão, a carteira de contratos mostra crescimento de 15 por cento em relação aos 152,4 milhões de reais do trimestre anterior, impulsionada por um crescimento orgânico de 4,9 milhões de reais e 18,0 milhões da carteira de clientes de empresas adquiridas.

Olhando para os custos em mais detalhes vimos a empresa disciplinada na gestão de gastos. A margem bruta da companhia ficou estável em relação a 4T19, o que à primeira vista pode não parecer um grande resultado, porém a companhia mudou em 2018 sua forma de cobrança, recebendo pagamentos somente após a implementação de suas soluções para atrair mais clientes. Após quedas sucessivas em 2019, acreditamos que a estabilidade nesse indicador junto ao crescimento das receitas, como um grande resultado para a companhia.

Vale destacar também que a empresa continua com uma sólida posição de caixa, com caixa líquido de 237,7 milhões de reais, apesar da queda de 30,5 milhões de reais em relação ao trimestre anterior, a companhia se mantém ainda bem-posicionada para realizar novas aquisições no futuro próximo.

Junto com o resultado, a companhia também divulgou um fato relevante anunciando um novo programa de recompras de ações da companhia com potencial de recompra de 8,9 por cento das ações em circulação até 2022. Na nossa visão mostra que os executivos da companhia enxergam que as ações estão com um valor baixo o suficiente para que a recompra seja um bom uso do caixa da companhia.

Os principais catalisadores das ações da Sinqia (SQIA3) nos próximos meses são a maior adesão do PIX, fazendo com que players financeiros tenham que adquirir/atualizar seus sistemas e a possibilidade de mais aquisições relevantes. Parte fundamental da estratégia da companhia passa pelo crescimento inorgânico, isto é, por meio de aquisições, em 2020, a companhia adquiriu 3 empresas relevantes, a ISP, a Tree Solutions e a Fromtis, além de ter lançado seu programa de venture capital corporativo, para investir em empresas startups promissoras.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Sinqia (SQIA3) lança Corporate Venture Capital.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

Como o BC vê a inflação

Na manhã desta quinta-feira (24), o Banco Central (BC) divulgou sua publicação mais encorpada, o RTI (Relatório Trimestral de Inflação). O Relatório analisa em profundidade

Read More »
Levante Ideias - Ministério do Meio Ambiente
E eu com isso

Demissão de Salles

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pediu exoneração do cargo nesta quarta-feira (23), após muita pressão pela sua demissão – vinda do Congresso, outras

Read More »
Levante Ideias - Prime Day
E eu com isso

Amazon Prime Day 2021

Enquanto os dados associados ao evento conhecido como “Prime Day” seguem difusos, cresce a expectativa pelos resultados em algumas categorias estratégicas. Nos últimos anos, por

Read More »
Levante Ideias - Cosan
E eu com isso

Compass pode comprar a Gaspetro

A venda de 51% da Gaspetro pela Petrobras (PETR3/PETR4) está prevista no acordo firmado em 2019 entre a Petrobras e o Conselho Administrativo de Defesa

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel