Em 28 de maio, a Simpar (SIMH3), grupo com foco em soluções de transporte, sagrou-se vencedora da Parceria Público Privada (PPP) da rodovia Transcerrados, no Piauí. O leilão contou apenas com um consórcio interessado, o qual a Simpar foi líder. Para o arremate, o grupo ofereceu um desconto de 1,5 por cento no valor da contraprestação a ser pago mensalmente pelo governo à concessionária.
A operação da rodovia, a qual o consórcio ficará responsável por 30 anos, irá demandar investimentos na ordem de 809 milhões de reais, destinados principalmente à pavimentação da via. Hoje, só estão asfaltados 92 quilômetros dos 276,8 quilômetros de extensão total. Somado a esse investimento, estima-se ainda cerca de 573 milhões de reais em custos operacionais ao longo do contrato
A via, localizada na região sul do estado do Piauí, terá como principal finalidade o escoamento da carga de agronegócio da região, como grãos e algodão. A Simpar irá deter uma participação de 64 por cento na concessionária, e terá como sócios a empresa MT Sul e a construtora Serveng.
E Eu Com Isso?
O projeto faz parte da estratégia da CS Brasil, companhia do grupo voltada para contratos públicos, de ampliar suas concessões. A oportunidade apresentada na rodovia Transcerrados mostrou-se adequada aos critérios do grupo, o qual estima obter faturamento em um prazo máximo de 15 meses. Nesse contexto, avaliamos acertada a decisão do grupo e esperamos um impacto positivo no preço de suas ações Simpar (SIMH3) para o curto prazo.
A Simpar ainda se mostrou satisfeita com as garantias de pagamento do projeto, algo que foi criticado por outras companhias. O grupo ressaltou considerar as taxas de retorno atrativas para o projeto e diz que irá continuar em busca de concessões de longo prazo de forma seletiva, não focando em projetos greenfield (projetos construídos desde o zero).
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