Levante Ideias - Dinheiro

Será que vai?

Está na pauta desta terça-feira (17), na Câmara dos Deputados, o substitutivo do Projeto de Lei 2337/2021, que trata sobre a Reforma Tributária no âmbito dos tributos de renda. Após algumas versões preliminares, apresentadas pelo deputado Celso Sabino (PSDB-PA), e cerca de 10 dias de adiamento sobre o cronograma de tramitação inicialmente previsto, a proposta chega ao plenário ainda sem acordo entre os partidos.

O projeto continua sendo alvo de críticas do setor privado e, mais recentemente, dos entes subnacionais – que alegam potencial perda de arrecadação com o atual modelo proposto. Ainda que o relator tenha recalibrado o texto várias vezes, ainda se ouvem críticas ao parecer vigente.

A posição do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), agora é de pautar a proposta e as eventuais divergências serem resolvidas no voto.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, segue a mesma linha e diz que a única justificativa para não pautar o texto é a de “manutenção de privilégios” defendidos por alguns setores.

Atualmente, o texto prevê redução da carga tributária sobre empresas sob o regime de lucro real de 34% para 24%, com redução de 8,5 pontos percentuais do IRPJ e 1,5 ponto percentual da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).

Fica mantida a taxação de 20% de lucros e dividendos, mas uma série de regimes e classes de investimentos acabaram ficando de fora do texto final.

Deputados tentam negociar a inclusão de “gatilhos” de arrecadação para reduzir, gradativamente, a alíquota de taxação de dividendos, caso a arrecadação do governo venha a ser maior do que o esperado.

Ainda há receio de que a carga tributária aumentará para empresas que pagam um montante maior de dividendos.

E Eu Com Isso?

Como o projeto somente consegue estimar os efeitos econômicos para cada setor envolvido, há fortes resistências de grupos que preferem manter o atual sistema tributário no atual desenho.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Venda dos Correios.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.