Levante Ideias - Dinheiro

Será que vai?

Está na pauta desta terça-feira (17), na Câmara dos Deputados, o substitutivo do Projeto de Lei 2337/2021, que trata sobre a Reforma Tributária no âmbito dos tributos de renda. Após algumas versões preliminares, apresentadas pelo deputado Celso Sabino (PSDB-PA), e cerca de 10 dias de adiamento sobre o cronograma de tramitação inicialmente previsto, a proposta chega ao plenário ainda sem acordo entre os partidos.

O projeto continua sendo alvo de críticas do setor privado e, mais recentemente, dos entes subnacionais – que alegam potencial perda de arrecadação com o atual modelo proposto. Ainda que o relator tenha recalibrado o texto várias vezes, ainda se ouvem críticas ao parecer vigente.

A posição do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), agora é de pautar a proposta e as eventuais divergências serem resolvidas no voto.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, segue a mesma linha e diz que a única justificativa para não pautar o texto é a de “manutenção de privilégios” defendidos por alguns setores.

Atualmente, o texto prevê redução da carga tributária sobre empresas sob o regime de lucro real de 34% para 24%, com redução de 8,5 pontos percentuais do IRPJ e 1,5 ponto percentual da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).

Fica mantida a taxação de 20% de lucros e dividendos, mas uma série de regimes e classes de investimentos acabaram ficando de fora do texto final.

Deputados tentam negociar a inclusão de “gatilhos” de arrecadação para reduzir, gradativamente, a alíquota de taxação de dividendos, caso a arrecadação do governo venha a ser maior do que o esperado.

Ainda há receio de que a carga tributária aumentará para empresas que pagam um montante maior de dividendos.

E Eu Com Isso?

Como o projeto somente consegue estimar os efeitos econômicos para cada setor envolvido, há fortes resistências de grupos que preferem manter o atual sistema tributário no atual desenho.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Venda dos Correios.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - NFT
E eu com isso

Os NFTs são a arte do lucro

NFT parece ser a sigla de um título público. Algo como Notas Financeiras do Tesouro. Nada disso. NFT é a abreviatura de Non-Fungible Tokens, ou

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

PEC dos precatórios

Nesta quinta-feira (16), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados votou e aprovou, por 32 votos a 26, a PEC (Proposta

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.