Levante Ideias - Correios

Venda dos Correios

Quando o Projeto de Lei 591/2021 foi aprovado na Câmara dos Deputados, conforme o esperado, o diagnóstico foi de que a real batalha pela privatização dos Correios se daria no Senado Federal – Casa em que o Executivo ainda encontra dificuldades para avançar com sua agenda legislativa.

Assim, o projeto inicia sua tramitação nesta semana e já enfrenta fortes resistências de duas importantes bancadas do Senado: a do MDB e a do PSD.

Juntas, ambas as siglas somam 26 senadores, ou pouco mais de 30% do total da Casa.

Integrantes das duas legendas têm se posicionado publicamente contra a privatização no atual momento, justificando a posição, principalmente, pelo alto desemprego no País e pelo fato de que a companhia registrou lucro no seu exercício social.

Se a base eleitoral do senador é focalizada em cidades pequenas e de remoto acesso, a resistência ao texto fica ainda maior, uma vez que há temores que uma empresa privada não consiga manter o serviço postal em regiões de difícil acesso e pouco lucrativas.

Em reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), na última sexta-feira (13), foi definido que a matéria começará a tramitar na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado, mas não houve garantia de avanço por parte de alguns líderes partidários.

Uma das propostas do governo para contornar o timing negativo para a privatização dos Correios é dar a relatoria do projeto para um senador governista e com força na Casa.

O nome de Eduardo Gomes (MDB-TO), líder do governo no Congresso, agrada a articulação política do Planalto.

E Eu Com Isso?

Enxergamos um cenário difícil para a privatização dos Correios, em meio a outras matérias de interesse do governo que continuam paradas no Senado, uma janela legislativa apertada e o tradicional tabu sobre privatizações e seu momento para realizá-las.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: O papel do voto | Política sem Aspas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - NFT
E eu com isso

Os NFTs são a arte do lucro

NFT parece ser a sigla de um título público. Algo como Notas Financeiras do Tesouro. Nada disso. NFT é a abreviatura de Non-Fungible Tokens, ou

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

PEC dos precatórios

Nesta quinta-feira (16), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados votou e aprovou, por 32 votos a 26, a PEC (Proposta

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.