Em fato relevante divulgado na noite de domingo (20), a Ser Educacional (SEER3) anunciou a aquisição do Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras (IAESB), mantenedor do Centro Universitário São Francisco de Barreiras (Unifasb), por 210 milhões de reais. Localizado na cidade de Barreiras, no interior do estado da Bahia, com 157 mil habitantes, o Unifasb se encontra em um polo agropecuário e se configura como principal conglomerado urbano de sua região. Desse modo, atrai população de cidades vizinhas pelos seus serviços e infraestrutura.
Com aproximadamente 1,6 mil alunos matriculados atualmente (entre graduação e pós-graduação), o Unifasb oferece cursos de ensino superior como Direito, Agronomia, Administração, Ciências Contábeis, Biomedicina, Psicologia, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia e Medicina.
A transação inclui imóveis no valor de mercado de aproximadamente 34 milhões de reais, que já estão incluídos no montante total dos 210 milhões de reais a serem pagos pela transação.
E Eu Com Isso?
A aquisição divulgada pela Ser Educacional é positiva para a companhia. A incorporação do Unifasb ao portfólio de universidades da companhia permitirá expansão da presença na região Nordeste, reforçando a atuação regional, e ampliará a oferta de cursos na área de saúde, que possuem maior valor agregado e, consequentemente, propiciam a cobrança de mensalidades mais elevadas, gerando maior retorno. Nesse sentido, dos 1,6 mil alunos de graduação e pós-graduação matriculados, 332 ingressaram no curso de Medicina, e há possibilidade de oferta anual de 96 vagas no mesmo.
O valor nominal da transação, de 210 milhões de reais, será parcialmente liquidado à vista, em montante de 130 milhões de reais. O valor restante será pago em cinco parcelas anuais e sucessivas, sendo a primeira devida em janeiro de 2022. Eventual endividamento líquido do IAESB e ajustes de preço pelo capital de giro podem alterar o valor da transação até o seu fechamento formal. Nesse formato, a pressão sobre o caixa da companhia será menor e os desembolsos se tornarão mais administráveis.
Conforme apresentação elaborada pela companhia, a aquisição criará oportunidades de sinergias devido à existência de outras universidades da Ser Educacional na região. Nesse sentido, poderá haver oferta consolidada de cursos presenciais, ganhos de eficiência com a centralização da estrutura administrativa, otimização de custos e despesas com fornecedores e alocação de uma equipe de integração da própria companhia com experiência em transações anteriores. Em nossa visão, as sinergias comunicadas são viáveis e carregam um risco de execução relativamente baixo, favorecido pelo track record da Ser Educacional.