Levante Ideias - Congresso Nacional

Semana cheia

Nem o feriado da última sexta-feira (9) foi capaz de apaziguar os ânimos em Brasília.

O presidente Bolsonaro voltou a endurecer o discurso contra outros Poderes ao criticar a CPI da Covid-19 e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), presidido atualmente pelo ministro do STF, Luís Roberto Barroso.

As declarações fortes do presidente – de que as eleições de 2022 já estariam manipuladas, que ele não deve satisfação à “CPI picareta”, entre outras – levaram a uma reação à altura de autoridades políticas.

Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), condenaram a atitude do presidente e reiteraram o compromisso do Legislativo com a estabilidade, enquanto ministros do STF repudiaram os ataques ao colega de corte.

Ao mesmo tempo, o Congresso Nacional entra em sua última semana antes do recesso parlamentar, que deve ocorrer entre o dia 17 de julho e 1º de agosto.

Para que o recesso ocorra, deputados e senadores deverão aprovar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), mas há um esforço conjunto para que o projeto tramite com rapidez.

Nesta segunda (12), por exemplo, a CMO (Comissão Mista de Orçamento) votará o parecer preliminar da proposta e a expectativa é de aprovação.

Entre quarta (14) e sexta (16), a CMO vota o parecer final e encaminha para o Plenário do Congresso para deliberação dos parlamentares.

Além disso, a agenda da Câmara também traz temas relevantes para o mercado: na terça-feira (13), o projeto de lei que limita os “supersalários” do funcionalismo público deve ser votado e aprovado pelos deputados.

No mesmo dia, espera-se parecer da segunda fase da reforma tributária, que versa sobre tributos de renda, por meio do relatório do deputado Celso Sabino (PSDB-PA).

Por fim, a CPI da Covid segue com seus trabalhos e deve ouvir outros supostos envolvidos na compra ilegal de vacinas.

Estão na lista de convocados para depor os nomes de Emanuela Medrades, representante da Precisa Medicamentos; Marcelo Blanco, tenente-coronel e ex-assessor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde; e Cristiano Hossri Carvalho, representante da Davati no Brasil.

E Eu Com Isso?

A semana começa com tudo na política e deve fazer preço nos pregões seguintes.

O presidente Bolsonaro voltou a abrir sua caixa de ferramentas – coisa que não fazia há algum tempo – para elevar a tensão política e tentar reaquecer suas bases, haja vista a queda de sua popularidade nas recentes rodadas de pesquisa.

Fique atento aos novos desdobramentos.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: O risco internacional está maior | Domingo de Valor.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.