Porto de Santos - Levante Investimentos

Santos Brasil (STBP3) arremata três terminais

Em 09 de abril, a Santos Brasil (STBP3) comunicou em Fato Relevante que a comissão responsável pela licitação promovida pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), declarou vencedoras as propostas apresentadas pela companhia em relação aos três terminais de granéis líquidos no Porto de Itaqui (MA). As propostas foram lançadas no último dia da Infra Week (9), a qual marcou a estreia da companhia no mercado logístico de combustíveis.

Os três terminais, denominados IQI03, IQI11 e IQI12, totalizam 190 metros cúbicos de capacidade e possuem prazos de arrendamento de 20 anos, prorrogáveis por um prazo máximo de 70 anos. Para estes, a companhia ofereceu montantes de 61,3 milhões de reais (IQI03), 56,0 milhões de reais (IQ11) e 40 milhões de reais (IQI12), um total de 157 milhões de reais a título de pagamento de outorga.

No comunicado, a Santos Brasil detalhou sobre a região estratégica onde os terminais se localizam, tendo proximidade ao Golfo do México e sendo porto de entrada de importação de combustíveis para as regiões Centro Oeste, Norte e Nordeste do Brasil.

O porto ainda oferece uma infraestrutura competitiva, com calado de até 18,5 metros e acesso terrestre com ligação à Ferrovia Norte Sul, o que permite o escoamento dos granéis líquidos para outras regiões. Com relação à assinatura do contrato, a companhia informou que estão condicionadas à homologação pelo poder concedente, em prazos a serem definidos.

E Eu Com Isso?

A vitória da companhia marca o início do plano de diversificação de cargas dos terminais portuários do grupo, hoje fortemente concentrado no terminal de contêineres em Santos (Tecon-Santos). Também realiza a alocação de parte dos recursos levantados em seu último follow-on, ocorrido há cerca de 7 meses, em que os investidores vinham questionando sobre a expectativa do uso dos recursos. Dessa forma, esperamos uma reação positiva no preço das ações da companhia (STBP3) no curto prazo.

Acreditamos que a taxa interna de retorno (TIR) dos novos terminais portuários deve ficar entre 8 por cento e 9 por cento ao ano, portanto, gerando valor para os acionistas da Santos Brasil.

O arremate realizado pela companhia vem em sequência do comunicado de renovação de seu contrato com a Maersk no Porto de Santos com um reajuste de tarifa mais agressivo, sendo este seu principal catalisador para 2021. Adicionalmente, a companhia também divulgou seu novo guidance para o ano, cuja projeção reflete diretamente esse aumento de preços no contrato com a Maersk.

A companhia também está em estudando a licitação de mais dois terminais de combustíveis, desta vez no Porto de Santos. Além destes, também estão no radar da companhia terminais de granéis sólidos e fertilizantes. De fato, quando questionada em sua teleconferência de resultados do 4T20, em março de 2021, sobre a expectativa de timing para alocação desses recursos, a companhia ressaltou que esta constitui-se da sua agenda prioritária em 2021, com forte expectativa de que parte ou que todos estes recursos sejam alocados ainda esse ano. Os leilões ainda não possuem data definida.

A companhia tem sólida posição de caixa líquido de 637 milhões de reais para realizar os investimentos necessários nos três novos terminais portuários em Itaqui (MA). O investimento total é de 417 milhões de reais durante os 20 anos de concessão.

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Leia mais sobre a empresa: Acordo e projeções da Santos Brasil.

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