Porto de Santos - Levante Investimentos

Acordo e projeções da Santos Brasil

Na noite desta terça-feira (6/abr), a Santos Brasil, em Fato Relevante, anunciou a conclusão das negociações e celebração de um novo acordo comercial com a Maersk no Tecon Santos (operação portuária no Porto). Este acordo também é válido para todas as suas subsidiárias e afiliadas de diferentes marcas, como Hamburg Süd, Maersk Line, Aliança, Safmarine, Sealand, entre outros.

O novo contrato estabelece atualização dos preços de serviços, tendo período de vigência entre 1º de abril de 2021 a 31 de março de 2023, em substituição do contrato encerrado em 31 de março de 2021.

Adicionalmente, a Santos Brasil ainda divulgou, em mesma data, as suas projeções operacionais e financeiras consolidadas – guidance 2021 – a ser acompanhadas no exercício de 2021. As projeções tiveram como base o mix de carga, ticket médio e volumes de contêineres observados nos primeiros três meses do ano, além do esperado ao longo dos demais trimestres.

As projeções são listadas a seguir: i) aumento de 11 por cento a 20 por cento do volume de movimentação de cais em 2021, em comparação com 2020, totalizando 1,2 milhão a 1,3 milhão de contêineres; ii) aumento de 89 por cento a 112 por cento do Ebitda (métrica de geração de caixa) da companhia em relação a 2020, sendo essa uma expectativa no intervalo de 400 milhões a 450 milhões de reais no ano; e iii) aumento do investimento (orgânico) de 12 por cento a 34 por cento em relação ao ano passado, o que equivale a uma expectativa de 250 milhões a 300 milhões de reais para 2021.

E Eu Com Isso?

A renovação do contrato com a Maersk é, sem dúvida, o principal catalisador das ações da companhia, pois o reajuste dos preços do contrato veio acima do esperado pelo mercado, o que se refletiu no forte crescimento esperado do guidance de Ebitda em 2021.

Esperamos um forte impacto positivo no preço das ações (STBP3) para o curto prazo, pois acreditamos que o mercado deve revisar para cima a projeção de Ebitda 2021, atualmente por volta de 350 milhões, comparado ao intervalo esperado pela companhia entre 400 milhões e 450 milhões de reais.

Apesar de não ter sido divulgado o valor do reajuste tarifário para o novo contrato, entendemos que a forte perspectiva do avanço do Ebitda da companhia para 2021 está diretamente relacionada a esse aumento de preços no contrato com a Maersk.

Vale ressaltar que a Maersk responde hoje por 70 por cento do volume no Tecon Santos, sendo a renovação de seu contrato a principal responsável pelo destravamento do valor para a companhia. Além disso, com melhor visibilidade das tarifas da Maersk, a Santos Brasil também tem espaço para melhorar a atual dinâmica de preços com seus demais clientes.

Acreditamos que a margem Ebitda da Santos Brasil poderá recuperar o patamar histórico mais elevado entre 35 por cento e 40 por cento.

Em relação ao investimento projetado pela companhia para 2021, este refere-se principalmente à continuação da expansão do cais do Tecon Santos. Após finalizada, esta expansão deve permitir uma capacidade adicional de 400 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano até 2023/2024, podendo gerar ganhos de participação de mercado.

Ainda vemos como catalisador para as ações da companhia a sua participação em leilão de novos terminais em 2021. Após 7 meses de seu follow-on, por meio do qual a companhia levantou 790 milhões de reais, múltiplas oportunidades de expansão se mostram viáveis nos próximos trimestres para a Santos Brasil.

De fato, quando questionada em sua teleconferência de resultados do 4T20, em março de 2021, sobre a expectativa de timing para alocação desses recursos, a companhia ressaltou que esta constitui-se da sua agenda prioritária em 2021, com forte expectativa de que parte ou que todos estes recursos sejam alocados ainda esse ano.

Por fim, sobre suas últimas análises de investimentos potenciais, citou dois leilões em Porto de Aratu (BA) que, segundo seus cálculos, não apontavam retornos atrativos. Adicionalmente, citou quatro leilões de líquidos (Porto de Itaqui), os quais sinalizou interesse em ingressar, caso risco e retorno do projeto mostrem-se adequados para a companhia.

Essa semana serão realizados leilões de portos do estado do Rio Grande do Sul e Maranhão e a Santos Brasil poderá participar, iremos acompanhar de perto as notícias.

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Leia mais sobre a empresa: Santos Brasil (STBP3): Resultado do 4T20.

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