Esgoto-saneamento-básico2-div

Saneamento básico (SBSP3, CSMG3, SAPR11): aumento da inadimplência

As empresas de saneamento básico têm registrado um aumento na inadimplência por parte dos seus usuários desde o início da quarentena, de acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe). Em média, a falta de cumprimento no pagamento chega a 24 por cento.

A notícia se une a recente deliberação da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), que adiou para julho a implementação do reajuste tarifário de 2,49 por cento para a Sabesp. A medida acatou um pedido do governo estadual de São Paulo de não haver quaisquer reajustes nos serviços básicos durante a crise da Covid-19.

As notícias são negativas para as empresas do setor listadas na B3, como a Sabesp (SBSP3), Sanepar (SAPR11) e Copasa (CSMG3), mas sem efeito direto nos preços no curto prazo. As informações já podem ter sido precificadas, visto que o patamar das cotações atual antecipa efeitos bastante adversos nos resultados das companhias.

As ações das três empresas do setor de saneamento estão com desempenho negativo médio em 2020 de -28 por cento, desempenho 4,7 pontos superior ao do Ibovespa no período.

Até mesmo as empresas mais defensivas, normalmente ligadas ao setor de utilidade pública, estão sendo impactadas diante da pandemia do coronavírus e suas respectivas medidas de isolamento social. Diversas políticas de flexibilidade no pagamento das faturas de água e esgoto para o segmento residencial estão sendo anunciadas nos estados.

Em linhas gerais, temos percebido que as empresas de serviços essenciais estão sendo utilizadas como política econômica para enfrentamento do coronavírus.

Os principais catalisadores das ações do setor são: revisão do marco regulatório do setor de saneamento no Congresso e suas possíveis privatizações. Ambos estão temporariamente fora de discussão devido ao coronavírus.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também:Pacote de estímulo deve ser anunciado hoje

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte II

Na primeira parte dessa dupla de textos, concentrei-me em elencar e dissertar acerca das principais regras fiscais em voga hoje no Brasil. Naquela ocasião, deixei

Read More »
Artigos

Política acima de tudo!

O mercado vive uma certa trégua em relação à volatilidade mais acentuada de algumas semanas atrás. Discussões importantes foram adiadas para depois das eleições. Quem

Read More »
tipos de ações da bolsa de valores
Artigos

Empresas preparam IPOs

Nas últimas semanas, o número de prospectos de IPO protocolados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aumentou em quase dez, com as companhias “aspirantes” ao

Read More »
Artigos

Resultados da WEG

A Weg (WEGE3) apresentou nesta quarta-feira (21), antes da abertura dos mercados, os seus resultados referentes ao 3T20. Os números vieram bons e acima das

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel