O Banco Santander Brasil (SANB11) foi o primeiro dos grandes bancos a divulgar seus resultados do terceiro trimestre de 2021 nesta quarta-feira (27) antes da abertura do mercado.
O retorno sobre capital próprio (ROE) foi de 22,4%, maior patamar da história. O lucro líquido do banco atingiu r4 4,34 bilhões, um aumento de 12,5% em relação ao mesmo trimestre de 2020.
A Margem Financeira Bruta do Banco apresentou crescimento positivo de 17,6% quando comparado com o mesmo período do ano anterior, impulsionado pela melhora de mix da sua carteira de crédito, aumento das operações com pessoas físicas e PME, e pelo aumento na margem com o mercado.
Houve um aumento relevante na provisão para devedores duvidosos (PDD), esse aumento pode ser explicado pela mudança do mix de crédito que foi responsável pela melhora de margens, a PDD aumentou 26,1%.
Assim, o custo do crédito representou 2,9% da carteira de crédito no trimestre. O índice de inadimplência acima de 90 dias veio um pouco acima dos últimos resultados, no patamar de 2,4%.
Além disso, a carteira de crédito seguiu a tendência de crescimento vista ao longo de 2021 e do trimestre passado, com uma expansão de 13,3% na comparação anual, atingindo R$ 450 bilhões, com destaque para a carteira de pessoas físicas com crescimento de 21,3%.
As receitas com prestação de serviços e tarifas bancárias tiveram uma expansão em relação ao 3T20 de 13,4%, atingindo R$ 4,8 bilhões.
Nesta linha, o principal destaque ficou com as receitas de cartões, que teve uma expansão de 31%, atingindo R$ 1,2 bilhão, principalmente devido ao aumento dos valores gastos pelos clientes no período.
Por fim, as despesas totais da companhia apresentaram crescimento de 7,4% na comparação anual, atingindo R$ 5,4 bilhões, resultado abaixo da inflação dos últimos 12 meses.
E Eu Com Isso?
De forma geral, o resultado do Santander Brasil, terceiro maior banco privado do país, veio um pouco acima do esperado, porém sem grandes surpresas.
Esperamos um impacto ligeiramente positivo nas ações da companhia.
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