Levante Ideias - Mercado Livre

Resultados do Mercado Livre (MELI/MELI34) do 3T21

O Mercado Livre (MELI/MELI34), plataforma de e-commerce referência na América Latina, apresentou nesta quinta-feira (05), após o fechamento de mercado, seus resultados referentes ao terceiro trimestre de 2021. Os números apresentados vieram bons, com o GMV abaixo das expectativas sendo compensado pela elevada monetização das vendas brutas (Receita/GMV). As margens e o lucro líquido vieram razoáveis/levemente positivos.

Nos principais indicadores operacionais, o GMV (total de vendas transacionadas) alcançou US$ 7,3 bilhões, cerca de 29,7% de crescimento em moeda neutra. Destaque especial para o GMV via aparelho móvel, que representou 74,1% do “mix”.

A quantidade de usuários ativos únicos alcançou 78,7 milhões (usuários que realizaram uma transação ou interação na plataforma no período), adições de 2,6 milhões ano contra ano; transações processadas via Mercado Pago (Total Payment Volume) cresceu 59% em moeda neutra, alcançando US$ 20,9 bilhões.

Olhando para os indicadores financeiros, o Mercado Livre obteve uma receita líquida total de US$ 1,85 bilhão, um crescimento de 73% na comparação anual (moeda neutra), com destaque para expansão de 94% no México, operação no qual obteve maior crescimento anual; Lucro Bruto de US$ 807 milhões, com uma margem de 43,4%, um pouco acima dos 43% obtidos no ano anterior.

O resultado operacional medido pelo Ebit (métrica de geração de caixa operacional) também veio bom, atingindo US$ 160 milhões, com margem de 8,6%, aumento de 1,2 ponto percentual ano contra ano e queda de 1 ponto percentual tri contra tri.

A companhia apresentou ainda um lucro líquido de US$ 95 milhões no período.

E Eu Com Isso?

O Mercado Livre “entregou” um bom resultado. Esperamos um impacto levemente positivo no preço das ações MELI/MELI34 no curto prazo.

Embora o GMV – indicador mais importante para plataformas de e-commerce em fase crescimento – tenha vindo abaixo das expectativas (7,3 bi reportado contra 7,7 bi esperados), a companhia conseguiu, proporcionalmente, extrair mais receita das vendas brutas.

Isso demonstra a capacidade da companhia em gerar valor aos seus parceiros e promover o cross sell dentro da plataforma. Esse fator explica a discrepância nas taxas de crescimento do GMV e da receita (29,7% e 73%, respectivamente).

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Mercado Livre pode ser responsabilizado se vender produtos piratas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.