A Multiplan (MULT3) divulgou nesta quarta-feira (28), após o fechamento do mercado, o resultado do 1T21. Os números vieram fracos e abaixo do esperado, bastante comprometidos pelo impacto do agravamento das medidas restritivas no primeiro trimestre do ano, que levaram ao fechamento dos shopping centers.
As vendas no critério mesmas lojas (Same Store Sales, ou SSS) diminuíram 26,8 por cento em relação ao 1T20, impactadas principalmente devido à redução do horário de funcionamento dos shoppings. No período, estes tiveram 63,0 por cento das horas em comparação contra 85,5 por cento das horas no 1T20. Os segmentos de alimentos e serviços, como cinemas, foram os mais afetados pelas medidas restritivas.
A Multiplan também exibiu queda de 15,2 por cento do aluguel nas mesmas lojas (Same Store Rent, ou SSR) na comparação do 1T21 com o 1T20, uma vez que ainda se encontra apoiando os lojistas com reduções de aluguel.
A taxa de ocupação dos shopping centers caiu para 94,6 por cento e a inadimplência líquida foi de 11 por cento.
Sua receita líquida recuou em 18,4 por cento no ano contra ano, registrando 266,0 milhões de reais no trimestre. A queda foi puxada principalmente devido à contração nas receitas de estacionamento, que recuaram em 45,6 por cento no ano contra ano, e com as receitas com aluguel, que caíram 20,7 por cento na comparação anual.
Para intensificar a situação, as despesas da companhia apresentaram avanço significativo, com destaque para o aumento de 100,0 por cento na comparação anual em despesas de propriedades, relacionadas às despesas das lojas vazias, que totalizaram 57 milhões de reais no trimestre.
Dessa forma, o NOI (em inglês, o Net Operating Income, ou o lucro operacional) recuou em 32,5 por cento no ano contra ano, contabilizando 201,0 milhões de reais no período.
O Ebitda ajustado da companhia caiu 57,7 por cento na comparação anual, totalizando 136,2 milhões de reais no período. Sua margem Ebitda ajustada também encolheu 37,1 pontos percentuais, registrando 51,2 por cento.
Seu FFO (em inglês, Funds From Operations), métrica de lucro líquido com efeito caixa, também contraiu em 74,5 por cento no ano contra ano, totalizando 62,4 milhões de reais no período. Sua margem FFO também recuou em 51,7 pontos percentuais, registrando 23,5 por cento.
Por fim, em relação ao seu nível de endividamento, a companhia encerrou o período com dívida líquida de 2,17 bilhões de reais, um aumento de 1,1 por cento em comparação ao mesmo período no ano anterior, com relação dívida líquida/Ebitda de 1,86 vezes.
E Eu Com Isso?
Os números da companhia vieram fracos, bem abaixo das expectativas, bastante comprometidos pelo impacto da intensificação das medidas de restrição decorrentes do agravamento dos casos de covid-19. Dessa forma, esperamos um impacto negativo no preço das suas ações (MULT3) para o curto prazo.
A Multiplan foi a primeira empresa de shopping centers a reportar os números do primeiro trimestre do ano, o que é um mau presságio para as próximas divulgações setoriais por vir. Apesar de já esperado um impacto negativo, o setor vem se mostrando ainda fragilizado com a redução de horas de funcionamento e por não poder cobrar o aluguel de seus lojistas de forma integral.
Os preços das ações de companhias do setor de shoppings encontram-se atualmente bastante descontadas, o que é natural dado o atual quadro de limitação de funcionamento do setor desde o último ano. Em um cenário de avanço de vacinações e previsão de chegada de maior leva de vacinas para o segundo semestre do ano, a perspectiva é que as ações caminhem em uma avenida positiva mais adiante. Importante, no entanto, não desconsiderar os potenciais riscos inerentes da conjuntura política econômica, onde ruídos ou ingerências políticas podem levar a maior morosidade no avanço de vacinações e a consequente postergação da retomada das atividades como um todo.
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