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Resultado do 4T20 da Multiplan (MULT3)

A Multiplan (MULT3) divulgou nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, após fechamento do mercado, o seu resultado do quarto trimestre de 2020. Mesmo com a recuperação gradual ante a fase mais aguda da pandemia, com indicadores operacionais mais saudáveis, o resultado da Multiplan veio abaixo do esperado em termos de lucro operacional (NOI) e Ebitda.

A receita líquida totalizou 302 milhões de reais em 4T20, queda de 18 por cento em relação ao 4T19. No acumulado ano contra ano, houve uma alta de 43 por cento na receita líquida, alcançando um total de 1,9 bilhão de reais em 2020, impactada principalmente pela venda da Diamond Tower no terceiro trimestre, que produziu uma receita não recorrente de 814 milhões de reais.

O NOI (Net Operating Income – Resultado Operacional Líquido) dos shopping centers apresentou queda de 24 por cento na comparação contra o 4T19, totalizando 254 milhões de reais no período e implicando uma margem de 84 por cento, -5,6 pontos percentuais, ano contra ano.

As despesas com propriedade, que são incorporadas no cômputo do NOI, avançaram 25 por cento ante o 4T19. Paralelamente, as despesas de sede apresentaram alta de 79 por cento, atingindo 71,2 milhões de reais no 4T20. No acumulado ano contra ano, houve queda 12,9 por cento, somando 139 milhões de reais em 2020.

O Ebitda no trimestre apresentou queda de 41 por cento ante o mesmo período do ano anterior, somando 149 milhões de reais. No acumulado anual, somou 1,4 bilhão de reais. Quando ajustado pelos ganhos não recorrentes derivados da venda da Diamond Tower, o Ebitda totalizou 773 milhões de reais, contraindo 17 por cento perante 2019 e registrando margem de 71 por cento, que é um patamar saudável para o setor.

O lucro líquido atingiu 964 milhões em 2020. Excluindo efeitos não recorrentes, o lucro líquido somaria 361 milhões de reais, registrando queda anual de 23 por cento.

Refletindo os números anteriores, o FFO recorrente trimestral recuou 15 por cento na comparação anual. No acumulado anual, houve contração de 37 por cento, alcançando 443 milhões de reais. Por fim, em relação a sua alavancagem, a Multiplan reportou uma relação dívida líquida / Ebitda de 1,6 vezes ao final do ano, contra 2,4 vezes no encerramento de 2019.

E Eu Com Isso?

Os números da Multiplan demonstram que, a despeito dos desafios impostos pela pandemia e pelo isolamento social ao setor de shoppings, o portfólio da companhia foi resiliente e iniciou uma recuperação gradual a partir do terceiro trimestre, se estendendo até o 4T20. Contudo, o resultado frustrou as expectativas do mercado, com receita líquida, Ebitda e FFO inferiores aos projetados. Portanto, esperamos impacto negativo no preço das ações (MULT3) no decorrer do dia, com desempenho inferior ao Ibovespa.

Em termos operacionais, no 4T20, os shoppings da companhia operaram 89 por cento do tempo relativamente ao 4T19 e registraram vendas equivalentes a 83 por cento do referido trimestre.

O resultado sinaliza uma retomada significativa da atividade e, simultaneamente, uma disponibilidade dos consumidores para gastar a renda disponível, apesar da crise ainda vivenciada.

Somada às iniciativas acertadas da Multiplan para preservação financeira dos lojistas, a taxa de ocupação se manteve elevada, em 95,8 por cento, e o aluguel mesmas lojas (SSR) ficou em -0,2 por cento. O turnover ficou em 1,9 por cento da Área Bruta Locável (ABL), valor historicamente alto, mas que corrobora a demanda por espaço nos shoppings da Multiplan em função da qualidade dos mesmos.

Em relação ao FFO, a geração de caixa operacional ainda está naturalmente debilitada pelos efeitos da pandemia sobre a atividade. Houve também aumento substancial das despesas operacionais, decorrente de maiores provisões e gastos com vacância, afetando margens operacionais e FFO. Esperamos que, no 1T21, o número seja mais fraco, impactado pela segunda onda do COVID-19.

No tocante a investimentos, vale observar que, dos 827 milhões de reais desembolsados, cerca de 584 milhões de reais, ou 71 por cento, foram direcionados à aquisição de participações nos shoppings já controlados.

Acreditamos que essa estratégia é acertada, pois o portfólio da Multiplan é de elevada qualidade e, durante a crise, certamente houve oportunidade para celebrar essas aquisições a preços atrativos, gerando valor para o acionista.

Para os próximos trimestres, em particular para o 1T21, a atenção deve ser direcionada aos impactos causados pela segunda onda da pandemia, que acarretou o fechamento de shoppings em certas regiões do país. Outro fator de risco é a fragilidade dos lojistas satélite, que mantém a inadimplência elevada e limita a capacidade da Multiplan de reajustar seus aluguéis, especialmente após variações mais acentuadas dos índices de inflação.

Como mitigante, a empresa tem administrado o custo de ocupação, que ficou estável ante o 4T19 devido ao desconto em encargos comuns e aluguéis. A sólida estrutura de capital da companhia e sua liquidez reforçada também asseguram que a Multiplan está capacitada para enfrentar esses desafios.

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Leia mais: Números da Multiplan.

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