A Localiza (RENT3) divulgou seus resultados do 2T21, nesta quinta-feira (29), após o fechamento do mercado. A locadora apresentou bons resultados em termos de lucro líquido e receita líquida, com números abaixo das expectativas em termos de Ebitda.
O lucro líquido no 2T21 foi de R$ 447,9 milhões, um crescimento de 398,2% em relação ao 2T20. O resultado foi impactado positivamente por conta de (i) o aumento no Ebitda de R$ 334,9 milhões; (ii) R$ 120,0 milhões de redução na depreciação; além de (iii) R$ 81,4 milhões a menos em despesas financeiras líquidas.
A receita líquida consolidada apresentou um aumento de 71,7% na comparação anual (2T21 vs 2T20). A receita líquida de aluguéis apresentou crescimento de 65,5% na comparação com o 2T20, sendo 94% na divisão de Aluguel de Carros e 13,1% na divisão de Gestão de Frotas.
O crescimento de 35% no volume de carros vendidos, combinado ao aumento de 31,3% no preço praticado, levou a um aumento de 77,2% nas receitas de Seminovos.
Já o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) somou R$ 769,7 milhões no trimestre, um crescimento de 77% na comparação anual (2T21 vs 2T20), mas ainda abaixo do consenso de mercado – de R$ 791,2 milhões.
No segmento de Aluguel de Carros (RAC), a margem Ebitda foi de 38,6% no trimestre, representando uma redução de 14,6 p.p. em relação ao 2T20 (trimestre que foi positivamente impactado em R$ 103,4 milhões pela reversão da provisão de créditos de PIS/Cofins, que contribuiu, na época, para um aumento de 21,7 p.p. na margem). Desconsiderando tal reversão, a margem no 2T21 seria 7,1 p.p. maior do que a do 2T20.
Além disso, o número de diárias da divisão de Aluguel de Carros cresceu 26,35 no 2T21 em relação ao 2T20. A taxa de utilização da frota permaneceu acima de 75%, com o valor da diária média 53,3% maior ao mesmo período do ano passado.
Como resultado, na mesma base de comparação, a receita líquida do Aluguel de Carros cresceu 94,0%.
A Localiza encerrou o trimestre com 621 lojas, sendo 548 no Brasil e 73 em outros quatro países da América do Sul. Na comparação com o 2T20, foram adicionadas 24 novas agências próprias à rede.
E Eu Com Isso?
A Localiza apresentou um bom resultado em termos de lucro líquido e receita líquida, com números abaixo das expectativas apenas em termos de Ebitda.
Dessa forma, esperamos um impacto positivo no preço das ações da companhia (RENT3) para o curto prazo.
Os números da locadora mostram a forte recuperação do setor de locação de veículos, à medida que a economia do país volta gradualmente à atividade normal.
Desde maio de 2021, em linha com a prática de mercado, a Localiza passou a oferecer diretamente a seus clientes a proteção de casco, cobrança reconhecida na receita que impacta a diária média.
Já o custo associado aos sinistros influencia a linha de manutenção. Esse nível de diária média reflete a gestão eficiente da precificação e do mix entre os segmentos, contribuindo para a otimização do uso da frota nesse momento de escassez de carros.
No 2T21, ainda no contexto de menores níveis de produção de carros novos, a Localiza manteve a estratégia de postergar a desativação dos carros do Aluguel de Carros, prolongando a vida útil da frota, o que resulta em um ritmo de venda de Seminovos abaixo de sua capacidade.
O principal catalisador para o preço das ações da Localiza continua sendo a evolução da aprovação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) na fusão com a Unidas, que vai criar a maior empresa de mercado com liderança no segmento de aluguel de veículos (RAC).
A Localiza tem avançado nas frentes de carro por assinatura e de carro para motoristas de aplicativo. O Localiza Meoo já se encontra em um processo bastante maduro, entregando uma boa experiência aos clientes e confirmando o potencial desse mercado de carros por assinatura.
Ademais, o lançamento do ZARP (plataforma de aluguéis voltada para motoristas de aplicativo) coloca a empresa ainda mais próxima dessa classe, potencializando as oportunidades do segmento.
Continuamos confiantes nas avenidas de crescimento da Localiza – tanto de seu core business quanto de seu ecossistema, que, com o avanço da vacinação, segue mais confiante com a maior mobilidade e as oportunidades de desenvolvimento de novos negócios.
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