trpl4

Resultados da Isa CTEEP (TRPL4) do 1T21

A Isa CTEEP (TRPL4) divulgou nesta quinta-feira (29), após o fechamento do mercado, o seu resultado do 1T21. Suas principais linhas regulatórias apresentaram avanço no ano contra ano, porém com resultados um pouco abaixo do esperado.

Sua receita líquida avançou em 16,1 por cento no ano contra ano, registrando 852,8 milhões de reais no trimestre. O crescimento da linha é reflexo do reajuste anual da inflação dos contratos de transmissão, dos impactos da revisão tarifária e ainda do maior reconhecimento de RBSE no trimestre, cerca de 18,8 por cento acima do reconhecido no mesmo período no ano anterior. Apesar da alta, porém, os resultados dessa linha ficaram abaixo do consenso.

O Ebitda regulatório, métrica de geração operacional de caixa, também se expandiu no trimestre, com alta de 16,7 por cento na comparação anual, totalizando 696,8 milhões de reais.

O resultado foi impactado pelas maiores despesas com PMSO (Pessoal, Material, Serviços de terceiros e Outras despesas) no período, que avançaram em 3,8 por cento. Além disso, o resultado também foi comprometido pela maior despesa com Entidade de Previdência Privada, que totalizou 11,9 milhões de reais no trimestre.

Seu lucro líquido encerrou o período andando de lado, com leve queda de 0,05 por cento na comparação anual, totalizando 308,1 milhões de reais no trimestre.

A última linha foi impactada pela piora de seu resultado de equivalência patrimonial, que contraiu em 94 por cento quando comparado ao 1T20, e também pelo resultado financeiro que veio mais negativo totalizando 116,2 milhões de reais. Sua margem líquida ainda se contraiu em 5,9 pontos percentuais, registrando 36,1 por cento no 1T21.

Destaque também para o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) de 20,2 por cento, acima dos 18,4 por cento do primeiro trimestre de 2020.

E Eu Com Isso?

Apesar da expansão apresentada em suas linhas de receita e Ebitda, os resultados da companhia também sofreram com o aumento de despesas no período, além do impacto em sua equivalência patrimonial e piora de seu resultado financeiro.

Apesar disso, acreditamos que o resultado deve ter pouco impacto no desempenho das ações (TRPL4), pois os resultados são mais previsíveis.

Acreditamos que as ações da Isa Cteep (TRPL4) respondem mais à distribuição de dividendos aprovado de 1,05 bilhão de 2021, com pagamento em 21 de maio, o que representa um retorno em dividendos de 6,1 por cento.

Esperamos um impacto ligeiramente negativo no preço das ações da companhia (TRPL4) no curto prazo. Ainda mais que a alta de 2,8 por cento no preço das ações nesta quinta-feira (29) pode desencadear uma realização de lucros nesta sexta-feira.

A companhia manteve o baixo nível de endividamento, com dívida líquida de 4,2 bilhões de reais e relação dívida líquida / Ebitda ajustado de 1,5 vezes no encerramento do trimestre.

A empresa apresentou um maior volume em investimentos no período, tendo investido 290,0 milhões de reais no 1T21, uma alta de 4,8 por cento em comparação a 1T20.

Em relação aos seus projetos greenfield, a Isa Cteep reportou que já energizou 4 projetos (Itapura Bauru, Itaquerê, Tibagi e Aguapeí) dentre os 14 lotes arrematados em leilões de transmissão realizados nos últimos 6 anos, tendo esses eficiência média de capex de 36 por cento e antecipação média de 11 meses.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Isa Cteep (TRPL4): Resultado do 4T20.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Selic
E eu com isso

Até onde os juros podem subir?

Será uma surpresa gigantesca se o Copom (Comitê de Política Monetária) anunciar outra decisão nesta quarta-feira (04) a não ser uma elevação de 100 pontos-base

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Segundo parecer

Com um dia de atraso no cronograma inicialmente previsto, o deputado Celso Sabino (PSDB-PA) apresentou seu segundo parecer sobre o Projeto de Lei 2.337/2021, que

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.