Hypera Pharma (HYPE3) - Levante Investimentos

Resultados da Hypera (HYPE3) do 2T21

A farmacêutica Hypera Pharma (HYPE3) divulgou seus resultados referentes ao segundo trimestre de 2021 na sexta-feira (23) após o fechamento do mercado. O resultado foi bom, com destaque para o lucro líquido, receita líquida, Ebitda e crescimento orgânico de sell-out.

O lucro líquido da farmacêutica cresceu 18,7% em relação ao mesmo período de 2020, registrando R$ 470,7 milhões no 2T21. Já a receita líquida cresceu 43,5% na comparação anual, totalizando R$ 1,5 bilhão no 2T21.

O forte crescimento foi impulsionado pela contribuição do portfólio de medicamentos adquirido da Takeda e da família Buscopan, além do crescimento da venda ao consumidor final, o chamado “sell-out” que registrou alta de 23,3% na comparação trimestral.

A alta do sell-out já é superior ao crescimento do mercado pelo terceiro trimestre consecutivo, e é resultado das iniciativas da empresa para impulsionar seu crescimento sustentável de longo prazo, refletindo o aumento de investimentos em marcas líderes.

Segundo a Hypera, quando excluída a contribuição do portfólio adquirido da Takeda e Buscopan, o crescimento da receita líquida foi de 10%.

Já o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) cresceu 29,7% entre abril e junho, registrando R$ 578,3 milhões.

Ademais, considerando o Ebitda das Operações Continuadas, a alta foi de 31%, somando R$ 591,9 milhões.

Os investimentos totais em pesquisa e desenvolvimento, incluindo o montante capitalizado como ativo intangível, foram de R$ 373,2 milhões nos últimos 12 meses, ou 39,2% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior.

O Índice de Inovação, por outro lado, que corresponde ao percentual da receita líquida proveniente de produtos lançados nos últimos cinco anos, foi de 25% no 2T21, em relação a 31% no 2T20. Se excluído o portfólio de medicamentos adquirido da Takeda e da Buscopan, o índice de inovação alcançou 33% no 2T21.

E Eu Com Isso?

Os resultados divulgados pela Hypera vieram com mais um trimestre forte e, portanto, esperamos impacto positivo nas ações da companhia (HYPE3).

Percebemos uma avenida de crescimento interessante para a Hypera, com a companhia gradualmente expandindo sua capacidade produtiva, gerando caixa de maneira consistente e ganhando mercado. Seu portfólio tem reunido, cada vez mais, marcas e produtos relevantes.

Um dos destaques do trimestre foram os medicamentos de uso crônico, produtos dermatológicos, vitamina D e suplementos.

A Hypera vem reforçando sua participação nesses segmentos nos últimos anos com vários lançamentos relevantes em dermatologia e em vitamina D, com sua marca líder, a Addera D-3.

Além disso, no segmento de Consumer Health, os destaques ficaram com produtos gastrointestinais, com destaque para o crescimento das marcas Engov, Epocler, Tamarine, Gastrol, além de suplementos e vitaminas.

O desempenho desse segmento teve forte aceleração desde o início da pandemia e vem crescendo num ritmo superior à média do crescimento de Consumer Health nos últimos anos, desempenho este que contribuiu para o ganho de participação de mercado da Hypera Pharma em Consumer Health no 2T21.

As despesas com vendas, gerais e administrativas aumentaram 18%, para R$ 182 milhões. Despesas com vendas representaram 10,1% da receita líquida, uma redução de 3,3 pontos percentuais na comparação com o 2T20.

A redução é consequência da diluição das despesas comerciais e dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

Por fim, a Dívida Líquida/Ebitda ficou em 2,7 vezes no 2T21, lembrando que as recentes aquisições de ativos que irão aumentar sua alavancagem, não entram neste cálculo, devido a se concretizarem após o fechamento do segundo trimestre.

A farmacêutica adquiriu recentemente 12 produtos da marca Sanofi e da marca de dermocosméticos Bioage, expandindo seu portfólio de produtos.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Hypera adquire 12 marcas da Sanofi.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.