Hypera Pharma (HYPE3) - Levante Investimentos

Resultados da Hypera Pharma (HYPE3) do 1T21

Na noite da última sexta-feira (23), após o fechamento de mercado, a Hypera Pharma (HYPE3) divulgou seus resultados do 1T21. O resultado foi bom e veio um pouco acima do esperado em termos de Ebitda.

O resultado vem duas semanas após a realização do Hype Day 2021 que parece ter animado o mercado em relação aos projetos futuros da companhia, com as ações valorizando um pouco mais de 6 por cento no período.

O principal destaque fica com o forte crescimento da receita líquida, que avançou 46,1 por cento em comparação com o 1T21 e alcançou 1,17 bilhão de reais. Esse crescimento se deve parcialmente à incorporação do portfólio da Takeda e Buscopan, adquiridas recentemente, e também pelo bom desempenho do sell-out (venda para distribuição) com crescimento de 11,5 por cento, 2 pontos percentuais acima do mercado.

A empresa também ganhou eficiência em sua operação, com as despesas operacionais (marketing, vendas e administrativas) caindo de 39,8 por cento para 36,0 por cento da receita líquida, registrando 422 milhões de reais no período. Os ganhos vieram sobretudo pela maior parcela de eventos e relacionamento comercial realizado remotamente, além do ganho de sinergia com a incorporação da Takeda e Buscopan na frente administrativa.

A Hypera registrou Ebitda (métrica de geração de caixa operacional) de 362 milhões de reais, crescimento de 45,6 por cento anualmente, com margem de 30,9 por cento, 0,4 pontos percentuais acima do 1T20.

Os pontos negativos foram: i) margem bruta que reduziu de 66,6 por cento no 1T20 para 64,3 neste trimestre, com perda importante devido à alta do dólar, afetando o custo dos insumos para a produção dos medicamentos; e ii) lucro líquido que cresceu 24,1 por cento, alcançando 307,6 milhões de reais, porém com margem menor de 26,3 por cento, contra 30,4 por cento do 1T20. O lucro menor se deve à maior despesa financeira relacionado ao aumento do endividamento para a aquisição da Takeda.

E Eu Com Isso?

A Hypera foi capaz de apresentar um forte crescimento de receita por mais um trimestre, mesmo sem contar com os efeitos das aquisições recentes, com estratégia comercial e ritmo de lançamento de novos produtos cada vez mais assertivos. O índice de inovação, que representa a parcela da receita líquida proveniente de produtos lançados nos últimos 5 anos, chegou a 34 por cento. No 1T20 esse índice estava em 29 por cento.

O resultado da Hypera veio um pouco acima das expectativas em termos de Ebitda e o guidance da companhia já havia sido divulgado no Hypera Day 2021. Dessa forma, esperamos impacto levemente positivo no preço das ações (HYPE3) no curto prazo. Entretanto, o desempenho positivo das ações na última sexta-feira, com alta de 1,6 por cento, pode limitar a alta no pregão de hoje.

Por um lado, percebemos uma avenida de crescimento interessante, com a companhia gradualmente expandindo sua capacidade produtiva, gerando caixa de maneira consistente e ganhando mercado, reunindo em seu portfólio as marcas e produtos mais relevantes do mercado.

Por outro lado, a exposição da companhia ao câmbio fica evidente, com a rentabilidade prejudicada com o dólar em patamares mais altos. Isso é um ponto de atenção. Porém, olhando para um horizonte de mais longo prazo, a expectativa é de que um dólar mais benigno deve impulsionar as cotações de suas ações, conforme a redução gradual de custos seja absorvida pela operação.

Atualmente as ações da companhia negociam a um múltiplo preço/lucro mais baixo em relação ao seu histórico, mas o mercado deve gradualmente reprecificar para cima caso a Hypera entregue esse ritmo de expansão de receita e lucros de maneira consistente daqui em diante.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Hypera (HYPE3): Resultado do 4T20.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Arthur Lira na Câmara dos Deputados - Levante Investimentos
E eu com isso

Sem reforma tributária

No mesmo dia em que o relatório da reforma tributária foi lido na comissão mista, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), declarou

Read More »
Logo XP
E eu com isso

Resultado da XP (XP) do 1T21

A XP Inc (XP) apresentou nesta terça-feira (04), após o fechamento do mercado, os seus resultados do primeiro trimestre de 2021. A companhia já havia

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel