Levante Ideias - Magazine Luiza - E Eu Com Isso - Levante Investimentos

Resultado do Magazine Luiza (MGLU3) do 1T21

O Magazine Luiza (MGLU3) apresentou seus resultados do 1T21 nesta quinta-feira (13), após o fechamento do mercado. Os números vieram fortes, com a companhia mantendo o ritmo de forte crescimento visto ao longo do ano passado, superando as expectativas do mercado.

Os principais destaques positivos foram: i) crescimento forte de vendas em todos os canais, em especial no físico e no varejo digital direto (1P); ii) taxa de crescimento das vendas online três vezes superior ao do mercado, o que significa ganhos de participação de mercado e iii) crescimento anual de 56,0 por cento do Ebitda ajustado.

Não houve grandes destaques negativos no resultado. Porém, a margem bruta teve leve contração, principalmente devido à maior penetração das vendas digitais nas vendas totais da companhia.

As vendas brutas totais (GMV) foram de 12,4 bilhões de reais, 62,8 por cento a mais que no mesmo período de 2020, Com isso, a receita líquida foi de 8,2 bilhões de reais, aumento de 57,7 por cento na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.

Enquanto o Ebitda ajustado, métrica utilizada para medir o potencial de geração de caixa da companhia foi de 427,2 milhões de reais, um aumento mais significativo de 56,0 por cento na comparação anual. A margem Ebitda ficou estável na comparação anual em 5,2.

Por fim, o lucro líquido ajustado foi de 81,5 milhões de reais, revertendo o prejuízo de 8 milhões no 1T20 com o início da pandemia.

No trimestre, o fluxo de caixa foi impactado pelas medidas de fechamento das lojas devido à pandemia, ainda assim, nos últimos 12 meses, a geração de caixa da companhia atingiu 2,7 bilhões de reais. Mostrando que a companhia consegue manter seu forte ritmo de crescimento sem precisar recorrer à captação de recursos.

E Eu Com Isso?

O resultado do Magazine Luiza foi bom e acima das expectativas. Acreditamos que o forte crescimento deve causar impacto positivo no preço das ações da companhia (MGLU3) no curto-prazo, especialmente considerando a performance do papel em 2021 com queda de 23,3 por cento.

O grande destaque do resultado foi o varejo físico, cujas vendas cresceram 3,7 por cento em relação ao 1T20, número que parece ainda melhor quando comparado ao resultado da Via Varejo (VVAR3) que apresentou queda de 9,6 por cento no mesmo período. O indicador de Vendas Mesmas Lojas, que expurga as lojas inauguradas nos últimos 12 meses da comparação, apresentou leve queda de 0,5 por cento.

No varejo digital direto (1P), o crescimento das vendas foi de 121,5 por cento, taxa de crescimento extremamente positiva, já o marketplace (3P) também apresentou forte crescimento, 98 por cento. Segundo a consultoria E-bit, o mercado de e-commerce cresceu cerca de 38 por cento no mesmo período em que as vendas online do Magalu cresceram cerca de 3 vezes mais.

As despesas ajustadas no trimestre apresentaram um de seus menores patamares da história da companhia, representando 20,2 por cento da receita, uma redução de 1,8 pontos percentuais na comparação com 1T20

A competição no e-commerce tem se mostrado cada vez mais intensa, com nomes como Mercado livre (MELI34), Via (VVAR3) e B2W (BTOW3) se mostrando cada vez mais preparados para também consolidar este mercado.

A Via Varejo passou por uma reestruturação do ponto de vista financeiro e operacional, começando a operar de forma similar ao Magalu, integrando um ecossistema digital e investindo em melhorar a qualidade de seus serviços, principalmente o tempo das entregas.

Já a B2W anunciou sua fusão com a Lojas Americanas (LAME4), as companhias já dividiam marcas, mas a integração das lojas físicas com o e-commerce deve trazer benefícios e trazer a companhia para um modelo de negócios focado da omnicanalidade, como o Magalu já opera há diversos anos.

Apesar dos obstáculos, o Magalu segue como o principal nome do setor de e-commerce no Brasil, com a melhor logística e, em nossa visão, a estratégia de longo prazo mais interessante. Esperamos que a companhia continue a crescer, consolidando cada vez mais o setor que ainda tem espaço para crescer bastante no país.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Magazine Luiza (MGLU3) adquire portal Jovem Nerd.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

A última votação

Com a aprovação da Medida Provisória 1.031/21 no Senado Federal, na semana passada, a privatização da Eletrobras está praticamente garantida do ponto de vista legislativo,

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

Refazendo as contas dos juros

A semana se inicia com os investidores tendo de enfrentar uma dúvida: o que as sinalizações do BC (Banco Central) e do Federal Reserve (Fed,

Read More »
Levante Ideias - Banco Votorantim
E eu com isso

Venda do Banco Votorantim

Após ter seu IPO adiado pela segunda vez em 2021, o Banco Votorantim, recém rebatizado de BV, gerou especulações quanto a uma possível venda para

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel