Levante Ideias - Banco PAN

Resultado do Banco Pan (BPAN4) do 1T21

O Banco Pan (BPAN4) divulgou seu resultado do primeiro trimestre de 2021, o resultado foi bom, mas veio abaixo do esperado, com bom crescimento de lucro líquido.

A companhia reportou um lucro líquido de 190,3 milhões de reais no primeiro trimestre, um desempenho 11,6 por cento superior ao resultado do mesmo trimestre do ano anterior.

O banco realizou a concessão de 1,3 bilhão de reais em crédito, resultando em uma carteira de crédito total de 37,3 bilhões de reais, um aumento de 49 por cento com relação à carteira do 1T20.

As receitas com intermediação financeira do banco apresentaram queda de 19,7 por cento, atingindo 1,9 bilhão de reais, devido a uma performance mais fraca das receitas das operações de crédito, porém a companhia foi capaz de reduzir em 58,4 por cento suas despesas no segmento, atingindo 553 milhões de reais.

Com isso o banco atingiu uma margem financeira líquida gerencial de 18,6 por cento, um patamar saudável, porém abaixo dos 21,9 por cento apresentados no trimestre anterior, principalmente devido a um menor volume de originação de crédito.

Do lado das despesas, o banco apresentou um crescimento anual nas despesas administrativas e com pessoal de 17,1 por cento, atingindo 451 milhões de reais, crescimento esperado, uma vez que o banco pretende continuar a contratar pessoas para manter seu ritmo de expansão.

E Eu Com Isso?

O resultado foi bom, principalmente em termos de crescimento de lucro, porém veio abaixo das expectativas do mercado. Dessa forma, esperamos impacto negativo nas ações do Banco Pan (BPAN4) no curto prazo, especialmente considerando a alta dos últimos 30 dias: valorização de 40,2 por cento, comparado à alta de 3,2 por cento do Ibovespa.

O resultado ainda pode ter algum efeito, em menor grau, nas ações do BTG pactual (BPAC11), isso porque o banco aumentou a sua participação de 44,9 por cento do capital social do Banco Pan com a aquisição das ações da Caixa, ficando com 71,7 por cento e assumindo o controle da instituição.

O Banco Pan, que no passado tinha foco quase exclusivo em crédito, vem passando por uma transformação nos últimos anos. Em fevereiro, sua conta digital completou 1 ano do lançamento, atualmente o banco conta com mais de 10 milhões de clientes, sendo 6 milhões clientes transacionais da conta corrente, cartão de crédito ou ambos. O Banco Pan conseguiu obter em média 41 mil novos clientes por dia útil no 1T21.

Apesar de ainda ser um banco muito dependente do crédito, a receita com serviços mostra uma tendência positiva, refletindo a mudança de estratégia do banco. No 1T21, a companhia atingiu 167 milhões de reais, um crescimento de 53,2 por cento em relação ao primeiro trimestre de 2020.

Para as ações do Banco Pan (BPAN4), acreditamos que o principal catalisador é a companhia conseguir implementar sua mudança de estratégia sem comprometer o seu ritmo de originação de crédito. O banco vem se empenhando em lançar novos produtos para atender o varejo, recentemente lançou um CDB de liquidez diária para ajudar seus clientes a poupar e já está na fase de piloto para sua maquininha própria, a “Turbo PAN”.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Oferta Secundária do Banco Pan.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Câmara dos deputados em perspectiva
E eu com isso

Amadurecimento da reforma

Tema do nosso comentário de segunda-feira (20), a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020 – que trata da reforma das carreiras do serviço público

Read More »
Levante Ideias - Energia
E eu com isso

Leilões de energia no radar

Na semana que vem, inicia-se o primeiro de uma sequência de três leilões de contratação de energia que ocorrem até dezembro deste ano. Como objetivo

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.