banco-pan-div

Oferta Secundária do Banco Pan

O Banco Pan (BPAN4) anunciou nesta quinta-feira (20), após o fechamento do mercado, a realização da sua oferta secundária de ações (follow on) para a venda das ações preferenciais em posse da Caixa Econômica Federal.

A oferta será de 89.599.665 ações, que correspondem a toda parcela da Caixa nas ações preferenciais (16,3 por cento) do Banco Pan.

Considerando o preço de fechamento desta quinta-feira (20), a oferta poderá movimentar cerca de 783 milhões de reais. A estatal seguirá com 49,2 por cento das ações ordinárias. O Banco BTG Pactual (BPAC11) detém os outros 50,8 por cento das ações de controle.

A oferta é restrita (CVM 476) exclusivamente para investidores profissionais e o preço será fixado no dia 27/08, com as ações objeto começando a negociar no dia 31/09.

A notícia pode ser considerada levemente positiva para os acionistas do Banco Pan (BPAN3/BPAN4), pois significará um aumento da parcela de ações em circulação no mercado (free float) e aumento da liquidez das ações.

Contudo, pode haver alguma volatilidade nos preços das ações no curto prazo, movimento inerente a esse tipo de oferta. Ademais, como não haverá lotes adicionais para suprir um eventual excesso de demanda, a volatilidade nos preços pode ser ainda maior, conforme esclarecido no fato relevante da oferta.

No ano as ações preferenciais do Banco Pan (BPAN4) recuam 16,2 por cento, enquanto o Ibovespa recua 12,2 por cento. O desempenho do banco, porém, é superior aos maiores do setor, dado que Banco do Brasil, Santander, Bradesco e Itaú caem na média 35 por cento no ano.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Artigos

Números da Vivo

A Telefônica Brasil (VIVT3/VIVT4) apresentou nesta terça-feira (27), após o fechamento do mercado, o seu resultado do 3T20 e que, na nossa avaliação, foi regular

Read More »
Artigos

BTG compra corretora Necton

Na onda de consolidação do mercado em busca de capturar o número crescente de CPFs na bolsa, o BTG Pactual fechou a aquisição da Necton

Read More »
Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte II

Na primeira parte dessa dupla de textos, concentrei-me em elencar e dissertar acerca das principais regras fiscais em voga hoje no Brasil. Naquela ocasião, deixei

Read More »
Artigos

Política acima de tudo!

O mercado vive uma certa trégua em relação à volatilidade mais acentuada de algumas semanas atrás. Discussões importantes foram adiadas para depois das eleições. Quem

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel