Levante Ideias - Weg

Resultado da Weg (WEGE3) do 1T21

A Weg (WEGE3) divulgou nesta quarta-feira (28), antes da abertura dos mercados, os seus números referentes ao 1T21. Os resultados vieram sólidos, acima das expectativas em termos de Ebitda e lucro líquido.

A receita operacional líquida avançou em 36,7 por cento na comparação anual, registrando 5,0 bilhões de reais no trimestre. A alta foi impulsionada em ambos mercado interno, responsável por 46,2 por cento da receita, com avanço de 4,2 por cento no trimestre, e externo, com alta de 3,5 por cento. Na comparação trimestral, a alta foi de 3,8 por cento, reforçando a tendência positiva da receita da companhia, que ficou 5,3 por cento acima do consenso.

No mercado interno, o destaque ficou para a boa demanda pelos produtos de ciclo curto, sendo os segmentos de mineração e infraestrutura os principais destinos para estes produtos, impulsionados pelo andamento da recuperação da atividade econômica iniciada no segundo semestre do ano passado, ainda a passos lentos.  No segmento de GTD (geração, transmissão e distribuição de energia), registrou avanço de 24,2 por cento na comparação anual, com este se mantendo como responsável por boa parte do crescimento reportado da companhia.

No mercado externo, observamos a recuperação da demanda de equipamentos de ciclo curto, porém de forma ainda morosa, não atingindo ainda os volumes negociados pré-covid. A demanda por equipamentos de ciclo longo, apesar de volátil nos últimos trimestres, tem apontado sinais de recuperação, com uma melhora significativa na entrada de pedidos de projetos ao final do 1T21. O segmento de GTD avançou em 42,9 por cento na comparação anual, com destaque para o bom desempenho nas operações nos Estados Unidos, México e Índia.

Seu EBITDA, métrica de geração de caixa, avançou em 3,7 por cento na comparação trimestral, registrando 1,0 bilhão de reais no 1T21. O bom resultado, 7,7 por cento acima do consenso, também reflete a melhor eficiência operacional e gestão de custos da companhia. Na comparação anual, a alta foi de 64,2 por cento.

A companhia ainda apresentou alta de 73,7 por cento no ano contra ano em seu lucro líquido, totalizando 764,3 milhões de reais no período, 7,3 por cento acima do consenso. Seu ROIC (Retorno sobre Capital investido, métrica de rentabilidade) do 1T21, acumulado nos últimos 12 meses, ainda mostrou evolução de 7,5 pontos percentuais em relação ao 1T20, atingindo 28,2 por cento no trimestre.

E Eu Com Isso?

Os resultados vieram sólidos, com crescimento de receita, melhora das margens operacionais, ganhos de escala e eficiência na alocação de capital, acima das expectativas para em termos de Ebitda e lucro líquido. Dessa forma, esperamos um impacto positivo no preço das ações da companhia (WEGE3) para o curto prazo.

Além de seus resultados positivos, a Weg ainda exibiu uma sólida posição de caixa líquido de 2,7 bilhões de reais, mostrando-se fortemente capitalizada para futuros empreendimentos.

Adicionalmente, a companhia reportou a deliberação de seu Conselho de Administração de crédito de juros sobre capital próprio (JCP), no valor total de 71,0 milhões de reais, com pagamento previsto para 11 de agosto de 2021 – um retorno em proventos de 0,46 por cento.

Por fim, houve ainda o anúncio da Weg sobre a aprovação de seus acionistas pelo desdobramento de ações de 1 para 2, com o objetivo de ampliar o acesso de investidores às ações emitidas pela companhia, assim como aumentar a liquidez das ações e diversificar sua base acionária.

Os bons resultados reportados pela companhia ainda reforçam a expectativa de que esta continue colhendo os frutos de sua diversificação de áreas de negócio e exposição a diferentes mercados, mostrando resiliência a eventos externos.

Como principais catalisadores para as ações da companhia, vemos a continuidade do ciclo de investimentos no segmento industrial brasileiro e o consequente crescimento de receitas e lucros em taxas elevadas.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: WEG: Avenida de crescimento.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Selic
E eu com isso

Até onde os juros podem subir?

Será uma surpresa gigantesca se o Copom (Comitê de Política Monetária) anunciar outra decisão nesta quarta-feira (04) a não ser uma elevação de 100 pontos-base

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Segundo parecer

Com um dia de atraso no cronograma inicialmente previsto, o deputado Celso Sabino (PSDB-PA) apresentou seu segundo parecer sobre o Projeto de Lei 2.337/2021, que

Read More »
Levante Ideias - XP Investimentos
E eu com isso

Resultados da XP do 2T21

A XP Inc (XP) apresentou, nesta terça-feira (03), após o fechamento do mercado, os seus resultados do segundo trimestre de 2021. A companhia já havia

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.