Levante Ideias - Weg

WEG: Avenida de crescimento

Na última semana de junho, o Senado aprovou o Novo Marco do Saneamento Básico no Brasil. Como mais de 90 por cento dos municípios brasileiros não oferecem serviços de distribuição de água e esgoto de forma universalizada, o Governo Federal estima que serão necessários de 500 bilhões a 700 bilhões de reais de investimento nos próximos 15 anos no setor.

Nesse contexto, a WEG (WEGE3) vê uma enorme oportunidade de crescimento para suas diversas linhas de produtos na próxima década, desde os conhecidos motores para bombear água, painéis elétricos, inversores de frequência e até mesmo as tintas e vernizes específicas para tal segmento.

Na teleconferência de resultados do 2T20, a diretoria da WEG já havia introduzido que a aprovação do marco significava uma importante avenida de crescimento para a companhia.

Já na teleconferência do 3T20, realizada nesta quinta-feira (22), a diretoria primeiramente esclareceu que o setor já faz parte da sua “carteira de pedidos” há bastante tempo, inclusive com um grande projeto atual na Espanha.

Na sequência, respondendo à pergunta de um analista, a diretoria “estimou” que de 4 a 5 por cento dos investimentos no setor poderão ser providos pela companhia.

Conforme vínhamos comentando, acreditamos que Novo Marco do Saneamento – cuja aprovação pode ser entendida como o maior trunfo do governo até o momento em 2020 – é um ponto bastante relevante no caso de investimento em WEG (WEGE3).

As linhas de receita da companhia, divididas em 4 grandes áreas, contemplam e atendem boa parte dos segmentos industriais: papel e celulose, óleo e gás, saneamento, geração, distribuição, transmissão de energia, etc.

Essa “pulverização de setores” gera grande diversificação de receitas e uma resiliência interessante. Ademais, a sua atuação global, com indústrias e pedidos em todos os continentes, também reduz o seu risco operacional de maneira significativa.

O aumento do investimento em saneamento básico no Brasil é importante para a WEG, que poderá endereçar uma carteira de pedidos de ciclo longo bastante robusta nos próximos anos e aumentar a parcela da sua receita ao mercado interno, reduzindo a exposição cambial nos seus resultados.

Sob o ponto de vista de avaliação de ações e métricas, entendemos que o preço atual da WEGE3 embute i) um prêmio relevante em termos de crescimento de lucros futuros; e ii) um custo de capital bastante baixo da média do mercado.

Contudo, acreditamos que a companhia será capaz de “justificar” o seu nível de preços atual com taxas de crescimento elevadas e por vezes bem acima das estimativas do mercado.

Nesse sentido, enxergamos o Marco do Saneamento como ponto importante no caso de investimento em WEG (WEGE3).

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

 

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Qual Terceira Via? | Política sem Aspas

Expressão largamente utilizada nos noticiários e na política brasileira, especialmente nesta última década, a “Terceira Via” foi consagrada a partir de teoria elaborada por um

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.