Santos Brasil Porto

Resultado da Santos Brasil (STBP3) do 1T21

A Santos Brasil (STBP3) apresentou nesta segunda-feira (10), após o fechamento do mercado, os seus resultados do primeiro trimestre de 2021. Seus números vieram sólidos, acima das expectativas em termos de receita líquida, Ebitda e lucro líquido, motivados pela recuperação nos seus volumes de importação, além de melhores preços praticados em sua operação.

O volume de movimentação de contêineres cresceu em 21,0 por cento, impulsionado pelo Tecon Santos, que aumentou em 22,0 por cento no ano contra ano. Este aumento foi motivado principalmente pela retomada nos volumes de importação no Porto de Santos com o reabastecimento de estoques nas principais indústrias importadoras.

Destaque também para o aumento no volume de movimentação no Tecon Vila do Conde, que cresceu em 27,0 por cento. O Tecon Imbituba, por outro lado, contribuiu negativamente, com queda de 13,0 por cento na comparação anual.

A retomada do consumo doméstico também acelerou as demais operações logísticas de armazenagem, aumentando o volume de armazenamento em 21,1 por cento na comparação anual. O volume de terminais de veículos também apresentou expansão, crescendo em 14,7 por cento no ano contra ano.

A participação de mercado do Tecon Santos ainda melhorou de 26,2 por cento no trimestre anterior para 39,2 por cento no 1T21.

A receita operacional líquida expandiu em 40,6 por cento quando comparada ao mesmo trimestre no ano anterior, totalizando 314,6 milhões de reais no 1T21, acima das expectativas. Este crescimento se deu principalmente pelo acentuado volume de movimentação de contêineres nos terminais portuários registrados no trimestre.

O Ebitda, métrica de geração de caixa operacional, cresceu em 175,6 por cento na comparação anual, totalizando 106,1 milhões de reais no 1T21, também acima das expectativas. A margem também apresentou melhora, se expandindo em 16,5 pontos percentuais no período, registrando 33,7 por cento.

Houve ganhos não recorrentes no montante de 6 milhões de reais no trimestre, dessa forma a margem Ebitda recorrente foi de 31,7 por cento.

Essa melhora na margem Ebitda é explicada pelo aumento de 42,8 por cento no volume de contêineres cheios de importação em relação ao 1T20.

Por fim, a companhia apresentou um lucro líquido de 30,9 milhões de reais, uma melhora expressiva ante o prejuízo de 13,3 milhões de reais registrado no mesmo período em 2020. A Santos ainda apresentou um investimento no período de 36 milhões de reais, relacionados principalmente às obras no Tecon Santos.

E Eu Com Isso?

O resultado da Santos Brasil veio sólido e um pouco acima das expectativas, impulsionado pela recuperação do volume de contêineres, melhora no mix com maior crescimento das importações, que ocasionou aumento da margem Ebitda. Dessa forma, esperamos impacto positivo no preço das ações da empresa (STBP3) no curto prazo.

Destacamos que a renegociação do contrato com a Maersk irá impactar o resultado da companhia a partir do segundo trimestre. Dessa forma, acreditamos que o mercado vai prestar mais atenção ao “vento a favor” nos resultados da companhia daqui para frente, com forte aumento de preços nos serviços portuários oferecidos pela companhia no Tecon Santos.

O ano de 2021 tem sido um ano de virada para a companhia. De fato, a Santos Brasil conseguiu, no mês de abril, a renovação do contrato de prestação de serviços no Tecon Santos com a Maersk, principal cliente do terminal, tendo reajustado os preços praticados a patamares muito mais saudáveis para a companhia. Os novos preços firmados começaram a ser efetivos desde primeiro de abril, com a vigência do contrato até final de março de 2023. Esta renovação, uma vitória para a companhia, permitiu que a Santos revisasse seu guidance de 2021, com projeções de Ebitda a níveis muito mais atrativos.

A previsão (guidance) da Santos Brasil é de um Ebitda de 400 a 450 milhões de reais em 2021, crescimento de quase 100 por cento sobre 2020.

Além disso, a companhia também arrematou três terminais de granéis líquidos em 9 de abril, na chamada Infra Week, localizados no Porto de Itaqui (MA). Os terminais são voltados para a movimentação e armazenagem de derivados de petróleo, com prazo de arrendamento de 20 anos, prorrogáveis por um período máximo de 70 anos.

Desde seu follow-on (nova oferta de ações) a companhia vinha sendo interrogada onde ela alocaria os recursos levantados na oferta. Em sua teleconferência de resultados do 4T20, a Santos ressaltou que continuará ativa em leilões de terminais e não descarta novas aquisições em diferentes segmentos. De fato, a companhia apresentou, ao final do trimestre, uma posição de caixa líquido de 653,0 milhões de reais, mostrando-se capitalizada para futuros investimentos.

Os principais catalisadores das ações da Santos Brasil daqui para frente são: i) recuperação de volume de contêineres em Santos, ii) aumento de preços nos contratos com outros armadores e iii) possível participação em outros leilões de operações portuárias.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Santos Brasil (STBP3) arremata três terminais.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Selic
E eu com isso

Fim de festa ou ponto de compra?

As decisões do Copom (Comitê de Política Monetária) e do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) divulgadas na quarta-feira (16) vieram ao encontro das

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Reajuste para servidores

Na contramão do que foi acordado com o ministério da Economia e de olho nas eleições de 2022, o presidente Bolsonaro pediu ao ministro Paulo

Read More »
Levante Ideias - Tik Tok
E eu com isso

ByteDance (TikTok): Dados Financeiros

Segundo informes financeiros enviados aos empregados e divulgados pelo Wall Street Journal, a ByteDance, dona do aplicativo TikTok e outros, apresentou forte crescimento de resultados

Read More »
Levante Ideias - Banco Inter
E eu com isso

Inter na disputa das corretoras

Em meio a um acirramento da disputa no mundo das corretoras, com XP (XP:NASDAQ) e BTG Pactual (BPAC11) competindo pelos escritórios de agentes autônomos (AAIs), o

Read More »
Levante Ideias - Linx (LINX3)
E eu com isso

Cade aprova compra da Linx

Nesta quarta-feira (16), o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou, sem restrições, a compra da desenvolvedora de software de gestão para o varejo Linx

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel