Levante Ideias - Maia

Reforma tributária só em 2021

Com o calendário apertado nesse fim de ano e as atenções voltadas para as eleições legislativas de 2021, a reforma tributária está praticamente adiada para o ano que vem. Com isso, vão sendo frustrados os planos de Rodrigo Maia (DEM-RJ), que gostaria de votar o projeto em Plenário ainda este ano – pelo menos em primeiro turno.

Havia uma janela pequena de oportunidade para votar a reforma antes do recesso parlamentar (22 de dezembro), mas após o Supremo Tribunal Federal (STF) barrar a possibilidade de reeleição no Congresso, deputados e senadores passaram a tratar a sucessão do comando das Casas como tema prioritário. Ontem mesmo (9), o presidente da comissão mista da reforma tributária, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), solicitou a prorrogação dos trabalhos da comissão para até o final do primeiro trimestre de 2021.

Ainda, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da reforma, é um dos nomes ventilados para representar o bloco apoiado por Maia na eleição da Câmara. Oficialmente, o nome a ser apoiado pelo DEM, PSL, MDB, PSDB, Cidadania e PV deve ser anunciado até o fim desta semana – até porque o candidato da base aliada, Arthur Lira (PP-AL), se lançou para o cargo nesta terça-feira.

Ao que tudo indica, Aguinaldo já teria um parecer pronto, mas conversou com Maia e o líder do governo na Câmara (PP-PR) e decidiu apresentar formalmente o relatório apenas quando houvesse um calendário de votação já firmado.

E Eu Com Isso?

Pouco a pouco, vai se realizando a nossa previsão de que a agenda legislativa neste fim de ano ficaria por conta apenas de reformas micro, com reformas de grande calibre, como a tributária, sendo adiadas para o ano que vem. A continuidade da PEC 45 em 2021, inclusive, depende de quem será o vencedor da disputa pelo comando da Câmara e do Senado, mas nosso cenário-base prevê avanços substanciais na reforma tributária no primeiro semestre do ano que vem.

Com o adiamento da reforma praticamente certo, esse é mais um desafio importante para o governo promover em 2021. Investidores, contudo, já haviam precificado esse atraso na pauta e não cogitavam a aprovação da reforma tributária ainda neste ano. Por isso, o impacto é negativo, mas deve ser pequeno – quase mínimo – no pregão de hoje.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Sucessão no Senado.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.